Fechamento de escolas do campo: o caso da Escola Estadual do Campo Canoas – Cruzeiro do Iguaçu – PR

  • Micheli Tassiana Schmitz Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
  • André Paulo Castanha Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
Palavras-chave: fechamento de escola, escola do campo, Escola Estadual Canoas.

Resumo

O presente artigo discute as contradições presentes nas políticas de fechamento de escolas do campo, justificadas pelo economicismo, sem levar em conta as consequências para os estudantes e para as comunidades onde a escolas fechadas se localizavam. Para tanto, foram colhidos dados sobre o fechamento de escolas no Brasil e no Paraná. Realizamos uma investigação em relatórios finais, atas, Projetos Político-Pedagógicos e documentos da Escola Estadual do Campo Canoas, localizada no município de Cruzeiro do Iguaçu – PR, desde sua criação até 2012, quando teve suas atividades encerradas. Além disso, para compreender o impacto do fechamento dessa escola, realizamos entrevistas com membros da comunidade da Escola Canoas, funcionários, alunos e autoridades que ocupavam cargos públicos no período do fechamento da referida escola. A análise dos dados leva-nos a constatar certo descaso com o povo e a educação do campo, tendo em vista que esta escola, assim como tantas outras, foi fechada sem que a comunidade estivesse de acordo com isso, fazendo com que os sujeitos daquele local fossem obrigados a frequentar escolasda cidade que não têm a preocupação com a identidade cultural dos sujeitos que vivem no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Micheli Tassiana Schmitz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
Graduada em Pedagogia pela VIZIVALI em 2013. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão em 2015. Atualmente é pedagoga de rede estadual de educação do Paraná, atuando no município de Salto do Lontra.
André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste – Campus de Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Historiador e mestre em Educação pela UFMT, Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. 
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Schmitz, M. T., & Castanha, A. P. (2017). Fechamento de escolas do campo: o caso da Escola Estadual do Campo Canoas – Cruzeiro do Iguaçu – PR. Imagens Da Educação , 7(1), 38-48. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.32286
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação