"Eu não sei desenhar": Questionando dons e outras habilidades supostamente excepcionais presentes no ensino de Arte

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Eva Lacerda Universidade Estadual de Maringá
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: educação, infância, imagem, estágio curricular

Resumo

As vivências nas disciplinas de Estágio Curricular motivaram-nos a refletir sobre o ensino da técnica de desenho na escola. Nesse artigo, temos por objetivo investigar as maneiras como o ensino de desenho é abordado nos espaços escolares. O problema que orientou essa investigação foi: como as concepções de senso comum que associam as habilidades artísticas a dons ou talentos influenciam o ensino de Artes na Educação Básica? Para discutirmos sobre essa pergunta, elaboramos uma pesquisa de delineamento bibliográfico, na qual investigamos o desenho como prática recorrente nas ações pedagógicas. Em nossas considerações finais, inferimos que a habilidade de desenhar não é advinda de um dom, mas pode ser desenvolvida. Observamos também que as associações do desenho como habilidade inata limitam a criação infantil e reverberam pensamentos simplistas sobre o ensino de Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Estudos Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Visualidades.
Eva Lacerda, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (2015); e é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição; é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Educação e Cultura e desenvolve pesquisas sobre Ensino de Arte, Desenho e Raça.
Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é pesquisadora sênior da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, mídia na educação, estudos culturais.
Publicado
2018-03-19
Como Citar
Baliscei, J. P., Lacerda, E., & Teruya, T. K. (2018). "Eu não sei desenhar": Questionando dons e outras habilidades supostamente excepcionais presentes no ensino de Arte. Imagens Da Educação , 8(1), e32375. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.32375
Seção
Ensino e Aprendizagem