"Eu não sei desenhar": Questionando dons e outras habilidades supostamente excepcionais presentes no ensino de Arte
Abstract
As vivências nas disciplinas de Estágio Curricular motivaram-nos a refletir sobre o ensino da técnica de desenho na escola. Nesse artigo, temos por objetivo investigar as maneiras como o ensino de desenho é abordado nos espaços escolares. O problema que orientou essa investigação foi: como as concepções de senso comum que associam as habilidades artísticas a dons ou talentos influenciam o ensino de Artes na Educação Básica? Para discutirmos sobre essa pergunta, elaboramos uma pesquisa de delineamento bibliográfico, na qual investigamos o desenho como prática recorrente nas ações pedagógicas. Em nossas considerações finais, inferimos que a habilidade de desenhar não é advinda de um dom, mas pode ser desenvolvida. Observamos também que as associações do desenho como habilidade inata limitam a criação infantil e reverberam pensamentos simplistas sobre o ensino de Arte.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).