Análise pedagógica da I Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos do Ifes/Campus Piúma: em cena a divulgação científica

  • Charlles Monteiro IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo/Campus Piúma http://orcid.org/0000-0003-2435-4201
  • Victor Hugo Silva e Silva IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo/Campus Piúma
  • Manuella Villar Amado IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Carlos Roberto Pires Campos IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Palavras-chave: cultura científica, feira de ciências, trabalho colaborativo.

Resumo

A educação em ciências demanda um trabalho interdisciplinar e, para tanto, bem servem as mostras culturais e científicas. Tomando por base o pressuposto do ensino por projetos, esta pesquisa analisou a construção coletiva da I Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos do Ifes Campus Piúma, avaliando suas potencialidades para divulgação da Ciência. O trabalho também destacou a importância das feiras de ciências como estratégia pedagógica que favorece o protagonismo e a autonomia do educando nos processos de ensino e aprendizagem a partir da mediação docente. A avaliação realizada considerou as contribuições da Feira para a promoção da criticidade com vistas à formação sociocultural dos educandos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada em um estudo de caso, que focaliza indivíduos e organizações educacionais, utilizando técnicas e métodos característicos da observação participante. A pesquisa evidenciou a organização dos alunos para a realização das tarefas e alguns obstáculos que enfrentaram para sua execução. A experiência possibilitou a superação da passividade do educando nos processos de ensino e aprendizagem por meio do estímulo à autonomia investigativa, bem como pela interação com os pares, com o professor e com a comunidade visitante, ampliando a construção colaborativa do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Charlles Monteiro, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo/Campus Piúma
Licenciado em Pedagogia pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2001). Mestrando do Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do IFES - Instituto Federal do Espírito Santo (2015). Há 18 anos na área da Educação já atuou em diversos cargos com experiência em Projeto vinculado à Pedagogia Social (Educação do Campo). Na Educação Distância atua desde 2005 em de graduação e pós-graduação. Atualmente exerce o cargo efetivo de Pedagogo no IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo/Campus Piúma.
Victor Hugo Silva e Silva, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo/Campus Piúma

Possui Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2011), Especialização em Gerenciamento de Projetos (2012). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase nos seguintes temas: Cadeias Produtivas, Ensino Profissional Marítimo - Aquaviários do 3º Grupo/Pescador e Sistemas de Pesca. Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação do Espirito Santo-IFES Campus Piúma. É membro do Fórum Permanente de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura do Estado do Espírito Santo (FOPAPES). Atualmente é Coordenador do Curso Técnico em Pesca do IFES Campus Piúma. Membro da Câmara de Extensão (CAEX) e da Câmara de Ensino Técnico (CET) do IFES.

 
Manuella Villar Amado, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Espaços de Educação Não Formal (GEPAC). Atua como professora do curso Técnico em Biotecnologia no IFES, Campus Vila Velha e professora e orientadora no mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) no IFES Campus Vitória. Atua como pesquisadora na área de Ensino de Ciências realizando pesquisas em Educação Científica e em Espaços de Educação Não Formal. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e pós-doutora na área de Divulgação e Ensino das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto- Portugal (2014). Tem experiência nas áreas de Biologia Animal, Ecologia, Genética da Conservação, Biologia Molecular, Biotecnologia, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Espaços Educativos Não Formais, Educação para uma Cultura Sustentável.
Carlos Roberto Pires Campos, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Licenciado em Ciências Sociais e Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1988 e 1990), Geólogo Quaternarista pelo Museu Nacional da UFRJ, mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), Mestrado em Arqueologia pelo Museu Nacional da UFRJ, (2012), doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e Pós-Doutorado em Educação, Ciência e Tecnologia pelo CEFET-RJ (2015). Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Mestrado em Ensino de Humanidades e do PROFLETRAS, todos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Vitória. É Líder do Grupo de Pesquisa DIVIPOP, que trata das relações entre a Divulgação Científica em espaços educativos não formais da perspectiva CTSA. Tem experiência na área de Antropologia, Arqueologia Histórica e Pré-Histórica e nas disciplinas pedagógicas das licenciaturas, desenvolvendo atualmente o projeto intitulado "Aulas de Campo para a alfabetização científica, práticas pedagógicas escolares, tendo organizado um livro com a finalidade de disseminar a prática das aulas de campo na educação básica, nos diversos campos do saber escolar. Desenvolve também projeto de extensão no Campus Vitoria intitulado História Natural e Evolução Humana, caminhos para uma formação crítica; já em fase final.
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Monteiro, C., Silva e Silva, V. H., Amado, M. V., & Pires Campos, C. R. (2017). Análise pedagógica da I Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos do Ifes/Campus Piúma: em cena a divulgação científica. Imagens Da Educação , 7(1), 78-89. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.33269
Seção
Ensino e Aprendizagem