Uso dos vídeos na formação continuada: integrando experiências de ensino de professores das regiões nordeste e sul

  • Shirley Ribeiro Carvalho Viégas Faculdade Pitágoras
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Univates
Palavras-chave: Formação continuada, Vídeos de experiências reais, Webconferência, Ensino da Matemática.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as percepções de docentes de diferentes áreas sobre o uso de vídeos na formação continuada envolvendo o ensino da Matemática. O trabalho foi realizado ao longo de uma formação continuada online, denominada Tendências em ensino da Matemática: investigação, etnomatemática e modelagem matemática, realizada via webconferência e oferecida pelo Observatório da Educação, vinculado à Univates, RS, para professores de diferentes etapas da educação do Estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual foi aplicado um questionário a 82 participantes da formação continuada. Para analisar os dados coletados, buscou-se compreender e interpretar trechos dos relatos dos participantes da pesquisa, a partir do aporte teórico pesquisado. Com os dados coletados, verificou-se a importância da formação docente por meio de vídeos que retratam experiências reais da sala de aula. Como pontos a melhorar, percebeu-se que o uso da webconferência requer uma infraestrutura básica, o que, em muitas regiões brasileiras, ainda não existe. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Shirley Ribeiro Carvalho Viégas, Faculdade Pitágoras
Mestre em Ensino da Univates; Docente na Faculdade Pitágoras do Maranhão. E-mail: srcviegas@gmail.com
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Univates
Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRG; Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas.
Publicado
2017-06-07
Como Citar
Carvalho Viégas, S. R., & Rehfeldt, M. J. H. (2017). Uso dos vídeos na formação continuada: integrando experiências de ensino de professores das regiões nordeste e sul. Imagens Da Educação , 7(2), 45-53. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34593
Seção
Ensino e Aprendizagem