Uso dos vídeos na formação continuada: integrando experiências de ensino de professores das regiões nordeste e sul

  • Shirley Ribeiro Carvalho Viégas Faculdade Pitágoras
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Univates

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar as percepções de docentes de diferentes áreas sobre o uso de vídeos na formação continuada envolvendo o ensino da Matemática. O trabalho foi realizado ao longo de uma formação continuada online, denominada Tendências em ensino da Matemática: investigação, etnomatemática e modelagem matemática, realizada via webconferência e oferecida pelo Observatório da Educação, vinculado à Univates, RS, para professores de diferentes etapas da educação do Estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual foi aplicado um questionário a 82 participantes da formação continuada. Para analisar os dados coletados, buscou-se compreender e interpretar trechos dos relatos dos participantes da pesquisa, a partir do aporte teórico pesquisado. Com os dados coletados, verificou-se a importância da formação docente por meio de vídeos que retratam experiências reais da sala de aula. Como pontos a melhorar, percebeu-se que o uso da webconferência requer uma infraestrutura básica, o que, em muitas regiões brasileiras, ainda não existe. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Shirley Ribeiro Carvalho Viégas, Faculdade Pitágoras
Mestre em Ensino da Univates; Docente na Faculdade Pitágoras do Maranhão. E-mail: srcviegas@gmail.com
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Univates
Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRG; Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas.
Publiée
2017-06-07
Comment citer
Carvalho Viégas, S. R., & Rehfeldt, M. J. H. (2017). Uso dos vídeos na formação continuada: integrando experiências de ensino de professores das regiões nordeste e sul. Imagens Da Educação , 7(2), 45-53. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34593
Rubrique
Ensino e Aprendizagem