TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica
Resumo
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar e ganham espaço em diversos estudos sobre as implicações de suas utilizações nos processos de ensino e aprendizagem. Entretanto, verificamos uma reduzida quantidade de material em língua portuguesa referente a um arcabouço teórico que contemple os saberes de docentes a respeito do uso das tecnologias.Apresentamos nesse artigo os conceitos que compõem o Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK ) ou Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, a partir de uma revisão teórica que considera os referenciais de seus elaboradores, Koehler e Mishra, que, por sua vez, tomaram como referência básica a Base de Conhecimentos de Lee Shulman, mais especificamente o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Koehler e Mishra inseriram explicitamente o conceito de Conhecimento Tecnológico para dar forma ao TPACK. Esse framework engloba conhecimentos inerentes ao docente que utiliza Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fins pedagógicos. Além dos pesquisadores Koehler e Mishra, utilizamos referências de outros trabalhos que estudam o uso pedagógico das tecnologias, utilizando o TPACK. Apontamos, ao final, problemas observados em traduções utilizadas por alguns autores brasileiros.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).