TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica

  • Rosefran Adriano Gonçales Cibotto Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Oliveira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Résumé

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar e ganham espaço em diversos estudos sobre as implicações de suas utilizações nos processos de ensino e aprendizagem. Entretanto, verificamos uma reduzida quantidade de material em língua portuguesa referente a um arcabouço teórico que contemple os saberes de docentes a respeito do uso das tecnologias.Apresentamos nesse artigo os conceitos que compõem o Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK ) ou Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, a partir de uma revisão teórica que considera os referenciais de seus elaboradores, Koehler e Mishra, que, por sua vez, tomaram como referência básica a Base de Conhecimentos de Lee Shulman, mais especificamente o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Koehler e Mishra inseriram explicitamente o conceito de Conhecimento Tecnológico para dar forma ao TPACK. Esse framework engloba conhecimentos inerentes ao docente que utiliza Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fins pedagógicos. Além dos pesquisadores Koehler e Mishra, utilizamos referências de outros trabalhos que estudam o uso pedagógico das tecnologias, utilizando o TPACK. Apontamos, ao final, problemas observados em traduções utilizadas por alguns autores brasileiros.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Rosefran Adriano Gonçales Cibotto, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
Coordenador e Docente do Colegiado de Matemática - UNESPAR/ Campo mourão www.fecilcam.br
Rosa Maria Moraes Anunciato Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Professora associada, nível 03 da Universidade Federal de São Carlos. 
Publiée
2017-06-07
Comment citer
Cibotto, R. A. G., & Oliveira, R. M. M. A. (2017). TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens Da Educação , 7(2), 11-23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34615
Rubrique
Ensino e Aprendizagem