INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Resumo
O presente artigo objetiva verificar se as disciplinas ofertadas na matriz curricular de um curso de Licenciatura em Educação Física da Região Oeste do Paraná abordam conteúdos ou temas que envolvem o trabalho pedagógico junto a alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino regular. Optou-se por uma pesquisa exploratória caracterizada como um Estudo de Caso. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário para 19 professores que compuseram o corpo docente do curso no ano letivo de 2016. Os dados foram analisados sob a ótica da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Constatou-se, que do total de 36 disciplinas ofertadas no referido ano, 16 abordam conteúdos sobre essa temática e duas são específicas na área da educação especial. Dessas 16 disciplinas, em concordância com os planos de ensino, em oito disciplinas são abordados esses conteúdos e os professores afirmaram seguir o proposto nos planos. Já nas outras oito disciplinas nas quais os planos de ensino não contemplam tais conteúdos, os professores também afirmaram abordá-los, ressaltando a importância das políticas de educação especial e do contexto escolar que cada vez mais tem recebido alunos com necessidades educacionais especiais
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