INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

  • Luiz Fernando Garcia de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Elisabeth Rossetto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Palavras-chave: educação, educação especial, ensino regular.

Resumo

O presente artigo objetiva verificar se as disciplinas ofertadas na matriz curricular de um curso de Licenciatura em Educação Física da Região Oeste do Paraná abordam conteúdos ou temas que envolvem o trabalho pedagógico junto a alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino regular. Optou-se por uma pesquisa exploratória caracterizada como um Estudo de Caso. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário para 19 professores que compuseram o corpo docente do curso no ano letivo de 2016. Os dados foram analisados sob a ótica da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Constatou-se, que do total de 36 disciplinas ofertadas no referido ano, 16 abordam conteúdos sobre essa temática e duas são específicas na área da educação especial. Dessas 16 disciplinas, em concordância com os planos de ensino, em oito disciplinas são abordados esses conteúdos e os professores afirmaram seguir o proposto nos planos. Já nas outras oito disciplinas nas quais os planos de ensino não contemplam tais conteúdos, os professores também afirmaram abordá-los, ressaltando a importância das políticas de educação especial e do contexto escolar que cada vez mais tem recebido alunos com necessidades educacionais especiais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Garcia de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE; Mestre em Educação, UNIOESTE; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial da UNIOESTE – GEPEE.

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e do programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE; Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial da UNIOESTE – GEPEE.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
Almeida, L. F. G. de, & Rossetto, E. (2017). INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Imagens Da Educação , 7(3), 26-36. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i3.37903
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores