CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM SERVIÇO

Resumo

O tema "contextualização" no ensino é bastante discutido entre educadores dos diferentes componentes curriculares e com uma variedade de significados que acabam por gerar grande confusão no seu entendimento. Partindo desse contexto, o objetivo desse trabalho consistiu em identificar e caracterizar algumas compreensões a respeito da contextualização no ensino de Ciências expressas por professores de Química e professores de Física, participantes de um programa de formação continuada, no estado do Paraná, de modo a responder ao seguinte questionamento: - O que professores de Ciências, atuantes nas escolas da Educação Básica, compreendem por contextualização? Foi solicitado aos professores, no âmbito de um dos cursos de formação específica, que respondessem a um questionário composto por 6 (seis) questões. Essas questões abordavam desde aspectos pessoais com relação à formação e ao tempo de serviço, quanto a aspectos relacionados à contextualização na sua prática docente. A abordagem metodológica foi predominantemente de cunho qualitativo e a análise dos dados foi realizada de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo - análise temática. Como resultado, foram encontradas categorias que evidenciam a diversidade de interpretações dos professores sobre a contextualização no ensino de Ciências, relacionando-a com: as experiências ou a realidade do aluno; integração entre disciplinas; conhecimento prévio; abordagem histórica; o interesse dos alunos e uma categoria que revela confusão ou a incompreensão desse termo por parte dos professores das áreas científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Departamento de Química

Universidade Estadual de Londrina
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Departamento de Química

Rosana Franzen Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo
Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Publicado
2019-09-16
Como Citar
Broietti, F. C. D., & Leite, R. F. (2019). CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. Imagens Da Educação , 9(2), 16-32. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.38300
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores