CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM SERVIÇO

Resumen

O tema "contextualização" no ensino é bastante discutido entre educadores dos diferentes componentes curriculares e com uma variedade de significados que acabam por gerar grande confusão no seu entendimento. Partindo desse contexto, o objetivo desse trabalho consistiu em identificar e caracterizar algumas compreensões a respeito da contextualização no ensino de Ciências expressas por professores de Química e professores de Física, participantes de um programa de formação continuada, no estado do Paraná, de modo a responder ao seguinte questionamento: - O que professores de Ciências, atuantes nas escolas da Educação Básica, compreendem por contextualização? Foi solicitado aos professores, no âmbito de um dos cursos de formação específica, que respondessem a um questionário composto por 6 (seis) questões. Essas questões abordavam desde aspectos pessoais com relação à formação e ao tempo de serviço, quanto a aspectos relacionados à contextualização na sua prática docente. A abordagem metodológica foi predominantemente de cunho qualitativo e a análise dos dados foi realizada de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo - análise temática. Como resultado, foram encontradas categorias que evidenciam a diversidade de interpretações dos professores sobre a contextualização no ensino de Ciências, relacionando-a com: as experiências ou a realidade do aluno; integração entre disciplinas; conhecimento prévio; abordagem histórica; o interesse dos alunos e uma categoria que revela confusão ou a incompreensão desse termo por parte dos professores das áreas científicas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Departamento de Química

Universidade Estadual de Londrina
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Departamento de Química

Rosana Franzen Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo
Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Publicado
2019-09-16
Cómo citar
Broietti, F. C. D., & Leite, R. F. (2019). CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. Imagens Da Educação , 9(2), 16-32. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.38300
Sección
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores