Autofotografia como possibilidade metodológica em pesquisa: o método autofotográfico e as produções de trabalhadoras/es estudantes de duas regiões brasileiras

  • Damiana Matos Costa França Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Naira Lisboa Franzoi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: estudantes-trabalhadores, fotografia, educação de jovens e adultos

Resumo

Neste artigo abordamos o método autofotográfico com o objetivo de compreender se e como jovens e adultos estudantes trabalhadoras/es em canaviais, no Nordeste, e na viticultura, no Sul do Brasil se percebem como protagonistas do desenvolvimento de seu município. O método autofotográfico, desenvolvido por Robert Ziller, foi a maneira encontrada para apresentar os olhares, as falas e as construções fotográficas de trabalhadoras e trabalhadores dos municípios de Areia, no estado da Paraíba e Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul. O estudo confirmou o trabalho como convergência entre os participantes da pesquisa, concebido como meio para a concretização dos seus diretos. Acreditamos que a construção de um desenvolvimento socialmente justo precisa ser discutida e realizada com a participação do trabalhador. Mais do que apresentar conclusões acerca do objeto da pesquisa, enfocam-se aqui as potências e os limites da metodologia que pode ser utilizada como uma aliada no contexto das práticas pedagógicas e na pesquisa em educação. A pesquisa se filiou à abordagem qualitativa por entender que a ação humana contempla significações, o que torna essencial o entendimento dos significados subjetivos atribuídos pelos sujeitos que compõem as ações humanas em seus contextos sociais.

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Biografia do Autor

Damiana Matos Costa França, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e Licenciatura em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Atua na área da Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, educação do campo, educação de jovens e adultos, políticas públicas de educação básica,  formação de professores. Faz parte do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da  Faculdade de Educação da UFRGS.

 

Naira Lisboa Franzoi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada da Faculdade de Educação e Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, com foco em formação de trabalhadores. Tem desenvolvido pesquisas especialmente sobre os seguintes temas: trabalho-educação; educação profissional, formação profissional e educação de jovens e adultos com foco em trajetórias, saberes e identidades profissionais de trabalhadores. faz parte do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da  Faculdade de Educação da UFRGS. Realizou pós doutorado sênior na Universidade de Campinas, com intercâmbio com o grupo These (consórcio entre Fiocruz UERJ e UFF), com a New Jersey City Univerversity - NJCU e University of California, Los Angeles – UCLA. Possui Bacharelado em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003).

Publicado
2018-03-13
Como Citar
Matos Costa França, D., & Lisboa Franzoi, N. (2018). Autofotografia como possibilidade metodológica em pesquisa: o método autofotográfico e as produções de trabalhadoras/es estudantes de duas regiões brasileiras. Imagens Da Educação , 8(1), e39215. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.39215
Seção
Estudos de imagens