Autofotografia como possibilidade metodológica em pesquisa: o método autofotográfico e as produções de trabalhadoras/es estudantes de duas regiões brasileiras
Resumo
Neste artigo abordamos o método autofotográfico com o objetivo de compreender se e como jovens e adultos estudantes trabalhadoras/es em canaviais, no Nordeste, e na viticultura, no Sul do Brasil se percebem como protagonistas do desenvolvimento de seu município. O método autofotográfico, desenvolvido por Robert Ziller, foi a maneira encontrada para apresentar os olhares, as falas e as construções fotográficas de trabalhadoras e trabalhadores dos municípios de Areia, no estado da Paraíba e Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul. O estudo confirmou o trabalho como convergência entre os participantes da pesquisa, concebido como meio para a concretização dos seus diretos. Acreditamos que a construção de um desenvolvimento socialmente justo precisa ser discutida e realizada com a participação do trabalhador. Mais do que apresentar conclusões acerca do objeto da pesquisa, enfocam-se aqui as potências e os limites da metodologia que pode ser utilizada como uma aliada no contexto das práticas pedagógicas e na pesquisa em educação. A pesquisa se filiou à abordagem qualitativa por entender que a ação humana contempla significações, o que torna essencial o entendimento dos significados subjetivos atribuídos pelos sujeitos que compõem as ações humanas em seus contextos sociais.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).