Autofotografia como possibilidade metodológica em pesquisa: o método autofotográfico e as produções de trabalhadoras/es estudantes de duas regiões brasileiras
Abstract
Neste artigo abordamos o método autofotográfico com o objetivo de compreender se e como jovens e adultos estudantes trabalhadoras/es em canaviais, no Nordeste, e na viticultura, no Sul do Brasil se percebem como protagonistas do desenvolvimento de seu município. O método autofotográfico, desenvolvido por Robert Ziller, foi a maneira encontrada para apresentar os olhares, as falas e as construções fotográficas de trabalhadoras e trabalhadores dos municípios de Areia, no estado da Paraíba e Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul. O estudo confirmou o trabalho como convergência entre os participantes da pesquisa, concebido como meio para a concretização dos seus diretos. Acreditamos que a construção de um desenvolvimento socialmente justo precisa ser discutida e realizada com a participação do trabalhador. Mais do que apresentar conclusões acerca do objeto da pesquisa, enfocam-se aqui as potências e os limites da metodologia que pode ser utilizada como uma aliada no contexto das práticas pedagógicas e na pesquisa em educação. A pesquisa se filiou à abordagem qualitativa por entender que a ação humana contempla significações, o que torna essencial o entendimento dos significados subjetivos atribuídos pelos sujeitos que compõem as ações humanas em seus contextos sociais.
Downloads
Metrics
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).