FORMAÇÃO DE PESQUISADOR PARA EDUCADORES E SEUS LIMITES

Palavras-chave: formação de professores, pesquisa, educação, Teoria Crítica da Sociedade.

Resumo

Este texto objetiva discutir a pesquisa empírica na formação de educadores como um meio de reflexão sobre as relações teoria/prática e sujeito/objeto. A discussão está fundamentada na Teoria Crítica da Sociedade e em estudos sobre a pesquisa empírica nos cursos de licenciatura que, embora tenha seu valor reconhecido na formação de educadores, ainda apresenta grandes lacunas no que diz respeito à forma como esse modo de aquisição de conhecimento é abordado nos referidos cursos. A dimensão da formação em pesquisa também é colocada sob exame por meio de relato de experiência realizada em uma disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, no segundo semestre de 2016, tendo a educação inclusiva, o preconceito e o bullying como temáticas orientadoras. Concluiu-se pela importância da defesa e fortalecimento da pesquisa na formação de professores, desde que considerados os seus limites, em contraposição a uma formação exclusivamente baseada ou na prática ou na teoria, sem negar a importância de ambas, para o aprofundamento da compreensão e da aplicação dos dados coligidos e interpretados nas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marian Avila de Lima e Dias, Universidade Federal de São Paulo - Campus de Guarulhos
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2004). Professora da UNIFESP Campus Guarulhos e Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e Formação do eu, Violência Escolar e Educação Inclusiva.
Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz
Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz
José Leon Crochík, Universidade de São Paulo
Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo  e coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP).
Publicado
2017-12-15
Como Citar
Dias, M. A. de L. e, Dias, V. B., & Crochík, J. L. (2017). FORMAÇÃO DE PESQUISADOR PARA EDUCADORES E SEUS LIMITES. Imagens Da Educação , 7(3), 1-12. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i3.40445
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores