APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Palavras-chave: pensamento matemático, linguagem, conceito científico

Resumo

Este texto socializa os resultados de uma pesquisa realizada no mestrado em ensino que teve como objetivo conhecer o nível de consciência da ação de subtrair por intermédio da análise da manifestação da linguagem. O estudo foi realizado mediante pesquisa teórica, investigação documental e pesquisa de campo desenvolvida em uma classe do quarto ano do ensino fundamental  de uma escola da rede municipal localizada numa cidade do noroeste paranaense. A análise dos dados pautou-se na teoria histórico-cultural, vinculados à ação consciente, por intermédio da apropriação do conceito científico. Os dados coletados indicaram que a maioria dos alunos ao resolver as tarefas não ultrapassa os procedimentos descritivos, limitando a tomada de consciência. No entanto, os alunos que conseguiram resolver os problemas conscientemente foram capazes de explicitar por meio de diferentes recursos as ações mentais que realizaram, transcendendo dos procedimentos descritivos para os explicativos, evidenciando a apropriação do conceito científico. Nesse contexto, consideramos que as intervenções realizadas, que envolvem outras formas de linguagem, contribuíram para com o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Concluímos que a apreensão dos conceitos científicos é resultado de um processo longo e complexo de evolução do pensamento infantil que se efetiva com a mediação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Aparecida de Souza Francioli, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ- Campus de Paranavaí

Graduação em Pedagogia com Supervisão Escolar pela Universidade do Oeste Paulista (1996), especialização em Didática pela Associação de Ensino de Marilia (1987), especialização em Formação de Educadores Academicos para EAD pela Universidade federal do Mato Grosso (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e doutora em Educação Escolar pela UNESP - Campus de Araraquara/SP (2012). Desde 2006 é docente da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí, no curso de Pedagogia. Em 2013 ingressou no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Formação Docente Interdisciplinar - PIPIFOR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, prática de ensino e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente, series iniciais do ensino fundamental, metodologias de ensino.

Nilza Marcia Mulatti Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ- Campus de Paranavaí

Coordenadora  pedagógica da Escola Municipal Júlia Wanderley E.I.E.F. Mestre  em formação Docente  Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná – Campus de   Paranavaí. Tem   experiência    na  área  de  Educação,    com  ênfase em  coordenação pedagógica e  formação de   professores   dos   anos      iniciais  do  Ensino  Fundamental  na   área    de  matemática.  Participa   como   estudante     do  Grupo   de Pesquisa/CNPq intitulado:  Estudos  das  teorias  pedagógicas na  perspectiva crítica da educação escolar.

Publicado
2020-03-30
Como Citar
Francioli, F. A. de S., & Silva, N. M. M. (2020). APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Imagens Da Educação , 10(1), 16-30. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i1.43722
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores