APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Abstract
Este texto socializa os resultados de uma pesquisa realizada no mestrado em ensino que teve como objetivo conhecer o nível de consciência da ação de subtrair por intermédio da análise da manifestação da linguagem. O estudo foi realizado mediante pesquisa teórica, investigação documental e pesquisa de campo desenvolvida em uma classe do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal localizada numa cidade do noroeste paranaense. A análise dos dados pautou-se na teoria histórico-cultural, vinculados à ação consciente, por intermédio da apropriação do conceito científico. Os dados coletados indicaram que a maioria dos alunos ao resolver as tarefas não ultrapassa os procedimentos descritivos, limitando a tomada de consciência. No entanto, os alunos que conseguiram resolver os problemas conscientemente foram capazes de explicitar por meio de diferentes recursos as ações mentais que realizaram, transcendendo dos procedimentos descritivos para os explicativos, evidenciando a apropriação do conceito científico. Nesse contexto, consideramos que as intervenções realizadas, que envolvem outras formas de linguagem, contribuíram para com o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Concluímos que a apreensão dos conceitos científicos é resultado de um processo longo e complexo de evolução do pensamento infantil que se efetiva com a mediação do professor.
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