Reflexões sobre concepções pedagógicas na educação de jovens e adultos em espaço de privação de liberdade: experiência num presido feminino

  • Fabiana Moura Maia Rodrigues Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos em privação de liberdade, concepções pedagógicas, mulheres presas

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre práticas e concepções pedagógicas na educação de jovens e adultos em privação de liberdade na perspectiva da educação enquanto um espaço de humanização em oposição a desumanização fabricada nas prisões. O debate sobre o direito à educação e sua efetivação se propõe a questionar a baixa oferta e a grande demanda por escolarização no sistema penitenciário e caminha no debate do papel da educação na privação de liberdade e das questões norteadoras de praticas pedagógicas que reconheçam os imperativos e a diversidade da educação escolar nesse contexto. Apresentamos uma experiência de atividade realizada em uma escola inserida em uma unidade prisional feminina que se fundamentou nos pressupostos da Educação de jovens e adultos. Por fim, concluímos que a educação nas prisões já é um direito mas que precisa ainda ser garantido, e precisamos romper com os entraves e discursos que pautam a educação nas prisões a partir de uma perspectiva instrumental e funcional na garantia da ressocialização para pensarmos numa educação ao longo da vida.

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Biografia do Autor

Fabiana Moura Maia Rodrigues, Universidade Federal Fluminense
Mestrado e Doutorado em Educação com ênfase em Educação de jovens e adultos em espaço de restrição e privação de liberdade. Atualmente realiza estágio Pós Doutoral.
Publicado
2019-05-23
Como Citar
Rodrigues, F. M. M. (2019). Reflexões sobre concepções pedagógicas na educação de jovens e adultos em espaço de privação de liberdade: experiência num presido feminino. Imagens Da Educação , 9(1), 157-169. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i1.44350
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores