Reflexões sobre concepções pedagógicas na educação de jovens e adultos em espaço de privação de liberdade: experiência num presido feminino
Abstract
O presente artigo pretende refletir sobre práticas e concepções pedagógicas na educação de jovens e adultos em privação de liberdade na perspectiva da educação enquanto um espaço de humanização em oposição a desumanização fabricada nas prisões. O debate sobre o direito à educação e sua efetivação se propõe a questionar a baixa oferta e a grande demanda por escolarização no sistema penitenciário e caminha no debate do papel da educação na privação de liberdade e das questões norteadoras de praticas pedagógicas que reconheçam os imperativos e a diversidade da educação escolar nesse contexto. Apresentamos uma experiência de atividade realizada em uma escola inserida em uma unidade prisional feminina que se fundamentou nos pressupostos da Educação de jovens e adultos. Por fim, concluímos que a educação nas prisões já é um direito mas que precisa ainda ser garantido, e precisamos romper com os entraves e discursos que pautam a educação nas prisões a partir de uma perspectiva instrumental e funcional na garantia da ressocialização para pensarmos numa educação ao longo da vida.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).