RELAXAR OU REFLETIR? UM ENSAIO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo

O presente artigo caracteriza-se como um estudo qualitativo, valendo-se de dados bibliográficos, documentais e empíricos, ancorado no método dedutivo-analítico. Desenvolve-se por meio da análise de projetos de formação continuada executados por 11 escolas estaduais da região Norte do Rio Grande do Sul e de questionário aplicado aos professores dessas escolas. Objetiva revelar como a formação continuada de professores vem sendo conduzida e como os professores avaliam essa prática formativa desenvolvida em suas escolas. O amparo teórico do estudo respalda-se principalmente em Bachelard (1996), Benincá (2002) e Fávero e Tonieto (2010). A partir da discussão dos dados e dos resultados encontrados, apontamos algumas considerações importantes com vistas a contribuir para que gestores e coordenadores pedagógicos compreendam a formação continuada como um significativo processo de reflexão e transformação da prática docente e não apenas como alguns momentos de relax diante do estressante exercício da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: altairfavero@gmail.com

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF/RS – cadastrado junto ao CNPq), o qual desenvolve o projeto de Pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais (em andamento desde março de 2014), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS/Brasil. Professora do curso de Filosofia e Área de Ética e Conhecimento na UPF e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS/Campus de Ibirubá. Dentre suas inúmeras publicações, destacam-se: Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér – CRV, 2018), Epistemologias da Docência Universitária (Coletânea organizada com Altair Alberto Fávero – CRV, 2016), Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (Coletânea organizada com Altair Alberto Fávero e Leandro Carlos Ody - Mercado de Letras, 2015), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (coletânea organizada com Altair Alberto Fávero – Mercado de Letras, 2013), Leituras sobre John Dewey e a educação (coletânea organizada com Altair Alberto Fávero – Mercado de Letras, 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente  (em co-autoria com Altair Alberto Fávero – Mercado de Letras, 2010). Contato: tonieto.carina@gmail.com

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação (bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo - UPF, Mestre em Educação pela UPF. Licenciado em Letras pela UPF. Especialista em Estratégias de Aprendizagem pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF/RS), o qual desenvolve o projeto Interdisciplinaridade, docência universitária e políticas educacionais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS/Brasil. É co-organizador com Altair Alberto Fávero e Carina Tonieto da coletânea Interdisciplinaridade e Formação Docente (CRV, 2016). Contato: evandroconsalter@gmail.com

Publicado
2019-12-19
Como Citar
Fávero, A. A., Tonieto, C., & Consaltér, E. (2019). RELAXAR OU REFLETIR? UM ENSAIO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL. Imagens Da Educação , 9(3), 95-112. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.45420
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores