A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR INICIANTE

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a prática pedagógica do professor iniciante como atividade emancipadora, coletiva e dialética. A pesquisa envolveu 21 professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e teve como questão central: como se efetiva a prática pedagógica do professor iniciante dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma rede municipal de ensino? Para respondê-la, foram utilizados um questionário e um grupo de discussão como instrumentos para coletar os dados. Os principais autores que serviram de aporte para o estudo foram: Marcelo (1999), Huberman (2013), Bourdieu e Passeron (2014), Gimeno Sacristán (1999). Os resultados apontam que as dificuldades encontradas na prática pedagógica dos professores iniciantes advêm dos diversos contextos evidenciados no trabalho do professor marcados por alguns fatores determinantes como a falta de experiência.

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Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, UEPG
Doutora em Educação pela UNESP/Araraquara. Docente do programa de pós graduação em educação da UEPG
Paula Valéria Moura Jonsson, UEPG
Mestre em Educação
Publicado
2019-09-16
Como Citar
Tozetto, S. S., & Jonsson, P. V. M. (2019). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR INICIANTE. Imagens Da Educação , 9(2), 109-125. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.45705
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores