A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR INICIANTE
Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir a prática pedagógica do professor iniciante como atividade emancipadora, coletiva e dialética. A pesquisa envolveu 21 professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e teve como questão central: como se efetiva a prática pedagógica do professor iniciante dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma rede municipal de ensino? Para respondê-la, foram utilizados um questionário e um grupo de discussão como instrumentos para coletar os dados. Os principais autores que serviram de aporte para o estudo foram: Marcelo (1999), Huberman (2013), Bourdieu e Passeron (2014), Gimeno Sacristán (1999). Os resultados apontam que as dificuldades encontradas na prática pedagógica dos professores iniciantes advêm dos diversos contextos evidenciados no trabalho do professor marcados por alguns fatores determinantes como a falta de experiência.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).