NOVAS BASES AO CONCEITO DE RACIONALIDADE: UM DESAFIO PERTINENTE À AGENDA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO BRASIL
Resumo
As reflexões, aqui expressas, representam um recorte dos resultados da pesquisa, ainda em desenvolvimento, no âmbito do doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação da UFAM. Objetivamos, a partir dos fundamentos das Neurociências, rediscutir a polaridade razão versos emoção, para recompor o pensamento acerca do que significa ser racional e sua imbricação com os processos de aprendizagem, bem como demonstrar, através de dados inéditos, de que modo as produções de tese, na última década, têm encarado a dimensão do afeto em sua articulação com a formação de professores. Nos resultados, obtidos numa abordagem de cunho quanti-qualitativo, percebe-se que as produções que reconhecem o papel das emoções e dos sentimentos ainda são tímidas Concluímos que o desafio dos educadores e da formação de professores inscreve-se na agenda de todos os cientistas sociais do tempo presente, romper as barreiras da dualidade ciências sociais versus naturais, as quais engendraram dicotomias alienantes, tal como: emocional e racional, somando esforços para a produção de uma síntese mais fecunda e atual, que colabore com a ampliação e profundidade do conceito de aprendizagem em suas múltiplas dimensões, projeto no qual as Neurociências podem contribuir substancialmente
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).