NOVAS BASES AO CONCEITO DE RACIONALIDADE: UM DESAFIO PERTINENTE À AGENDA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO BRASIL

Resumo

As reflexões, aqui expressas, representam um recorte dos resultados da pesquisa, ainda em desenvolvimento, no âmbito do doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação da UFAM. Objetivamos, a partir dos fundamentos das Neurociências, rediscutir a polaridade razão versos emoção, para recompor o pensamento acerca do que significa ser racional e sua imbricação com os processos de  aprendizagem, bem como demonstrar, através de dados inéditos, de que modo as produções de tese, na última década, têm encarado a dimensão do afeto em sua articulação com a formação de professores. Nos resultados, obtidos numa abordagem de cunho quanti-qualitativo, percebe-se que as produções que reconhecem o papel das emoções e dos sentimentos ainda são tímidas Concluímos que o desafio dos educadores e da formação de professores inscreve-se na agenda de todos os cientistas sociais do tempo presente, romper as barreiras da dualidade ciências sociais versus naturais, as quais engendraram dicotomias alienantes, tal como: emocional e racional, somando esforços para a produção de uma síntese mais fecunda e atual, que colabore com a ampliação e profundidade do conceito de aprendizagem em suas múltiplas dimensões, projeto no qual as Neurociências podem contribuir substancialmente

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Biografia do Autor

Thaiany Guedes Silva, Docente da rede pública estadual do Amazonas - SEDUC/AM. Discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estaduual do Amazonas - UEA, mestra em educação pela Universidade Estadual de São Paulo - UNESP/PRESIDENTE PRUDENTE. Doutoranda do PPGE da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.Docente da rede estadual de educação do Amazonas - SEDUC/AM.

Evandro Luiz Ghedin, Professor titular da Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Manaus, , AM - Brasil.

Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília(1995), graduação em Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos de Comportamento Humano(1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas(2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2004), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2010). Atualmente professor do Departamento de Fundamentos e técnicas da Educação da Faculdade de Educação. 

Maria Leogete Joca da Costa, Universidade Federal de Roraima

Licenciatura Plena em Letras - Faculdades Integradas de Patos - Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora concursada do Colégio de Aplicação - CAp - do Centro de Educação - CEDUC - da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Publicado
2020-03-30
Como Citar
Silva, T. G., Ghedin, E. L., & Costa, M. L. J. da. (2020). NOVAS BASES AO CONCEITO DE RACIONALIDADE: UM DESAFIO PERTINENTE À AGENDA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO BRASIL. Imagens Da Educação , 10(1), 31-45. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i1.46280
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores