NOVAS BASES AO CONCEITO DE RACIONALIDADE: UM DESAFIO PERTINENTE À AGENDA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO BRASIL
Abstract
As reflexões, aqui expressas, representam um recorte dos resultados da pesquisa, ainda em desenvolvimento, no âmbito do doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação da UFAM. Objetivamos, a partir dos fundamentos das Neurociências, rediscutir a polaridade razão versos emoção, para recompor o pensamento acerca do que significa ser racional e sua imbricação com os processos de aprendizagem, bem como demonstrar, através de dados inéditos, de que modo as produções de tese, na última década, têm encarado a dimensão do afeto em sua articulação com a formação de professores. Nos resultados, obtidos numa abordagem de cunho quanti-qualitativo, percebe-se que as produções que reconhecem o papel das emoções e dos sentimentos ainda são tímidas Concluímos que o desafio dos educadores e da formação de professores inscreve-se na agenda de todos os cientistas sociais do tempo presente, romper as barreiras da dualidade ciências sociais versus naturais, as quais engendraram dicotomias alienantes, tal como: emocional e racional, somando esforços para a produção de uma síntese mais fecunda e atual, que colabore com a ampliação e profundidade do conceito de aprendizagem em suas múltiplas dimensões, projeto no qual as Neurociências podem contribuir substancialmente
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).