HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM JOVENS E ADULTOS CAMPONESES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM MARANHÃO, BRASIL

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender como a história em quadrinhos pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem no que concerne a leitura e escrita de estudantes jovens e adultos do 8° e 9° anos de uma classe multisseriada do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal do Estado do Maranhão, Brasil. De abordagem qualitativa e de caráter descritivo e interpretativo, esta pesquisa utilizou como instrumentos metodológicos a observação direta das aulas de Arte e questionário semiestruturado aplicado a professores e estudantes da turma pesquisada de EJA numa escola do campo em Maranhão. Os resultados da pesquisa indicam que as histórias em quadrinhos podem ser importantes instrumentos metodológicos para o processo de ensino e aprendizagem desses educandos, no que se refere ao aprendizado da escrita e motivação para a leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Cunha Araujo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins.

Gilmar Ferreira Amorim, Universidade Federal do Tocantins

Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins.

Publicado
2020-03-30
Como Citar
Araujo, G. C., & Amorim, G. F. (2020). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM JOVENS E ADULTOS CAMPONESES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM MARANHÃO, BRASIL. Imagens Da Educação , 10(1), 46-63. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i1.46525
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores