HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM JOVENS E ADULTOS CAMPONESES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM MARANHÃO, BRASIL

Abstract

A pesquisa tem como objetivo compreender como a história em quadrinhos pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem no que concerne a leitura e escrita de estudantes jovens e adultos do 8° e 9° anos de uma classe multisseriada do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal do Estado do Maranhão, Brasil. De abordagem qualitativa e de caráter descritivo e interpretativo, esta pesquisa utilizou como instrumentos metodológicos a observação direta das aulas de Arte e questionário semiestruturado aplicado a professores e estudantes da turma pesquisada de EJA numa escola do campo em Maranhão. Os resultados da pesquisa indicam que as histórias em quadrinhos podem ser importantes instrumentos metodológicos para o processo de ensino e aprendizagem desses educandos, no que se refere ao aprendizado da escrita e motivação para a leitura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gustavo Cunha Araujo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins.

Gilmar Ferreira Amorim, Universidade Federal do Tocantins

Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins.

Published
2020-03-30
How to Cite
Araujo, G. C., & Amorim, G. F. (2020). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM JOVENS E ADULTOS CAMPONESES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM MARANHÃO, BRASIL. Imagens Da Educação , 10(1), 46-63. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i1.46525
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores