BOAS PRÁTICAS PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS NA LINGUAGEM DE YOUTUBERS
Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Novas Tecnologias, Youtube
Resumo
O presente artigo tem como principal resultado discutir e promover boas práticas para a produção de vídeos educativos na linguagem atualmente utilizada pelos chamados Youtubers. Para tanto, o artigo se inicia discutindo educação formal, informal e não formal, para então mostrar que a escola não é o único espaço de saberes e que a educação não formal é base constitutiva do aprendizado no século XXI. A seguir destacamos a motivação intrínseca de professores e dilatantes que fazem da educação não formal uma tentativa de passar seus conhecimentos para seus alunos. Assim, esse artigo foi construído objetivando ajudar tais professores, buscando criar um norte de boas práticas para a produção, gravação e edição de vídeos, sempre se pautando na linguagem utilizada pelos hoje conhecidos como Youtubers, ou seja, pessoas que utilizam a plataforma YouTube, da Google como forma de distribuição de seus vídeos. O artigo então percorre a área da produção discutindo a definição de público do canal, cenário, roteirização dos vídeos, informalidade e humor. Do ponto de vista da gravação, destacamos o enquadramento e a câmera subjetiva. Por fim, na parte da edição, colocamos olhos sobre sonoplastia, vinheta, lettering, cartões, transições e jump cuts.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
Santos, R. O. dos, & Stadler, P. de C. (2020). BOAS PRÁTICAS PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS NA LINGUAGEM DE YOUTUBERS. Imagens Da Educação , 10(1), 86-101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/47009
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).