BOAS PRÁTICAS PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS NA LINGUAGEM DE YOUTUBERS
Abstract
O presente artigo tem como principal resultado discutir e promover boas práticas para a produção de vídeos educativos na linguagem atualmente utilizada pelos chamados Youtubers. Para tanto, o artigo se inicia discutindo educação formal, informal e não formal, para então mostrar que a escola não é o único espaço de saberes e que a educação não formal é base constitutiva do aprendizado no século XXI. A seguir destacamos a motivação intrínseca de professores e dilatantes que fazem da educação não formal uma tentativa de passar seus conhecimentos para seus alunos. Assim, esse artigo foi construído objetivando ajudar tais professores, buscando criar um norte de boas práticas para a produção, gravação e edição de vídeos, sempre se pautando na linguagem utilizada pelos hoje conhecidos como Youtubers, ou seja, pessoas que utilizam a plataforma YouTube, da Google como forma de distribuição de seus vídeos. O artigo então percorre a área da produção discutindo a definição de público do canal, cenário, roteirização dos vídeos, informalidade e humor. Do ponto de vista da gravação, destacamos o enquadramento e a câmera subjetiva. Por fim, na parte da edição, colocamos olhos sobre sonoplastia, vinheta, lettering, cartões, transições e jump cuts.Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).







1.png)
