A EXPERIÊNCIA QUE REVELA

INDÚSTRIA CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

Palavras-chave: Educação; indústria cultural; semiformação; formação docente

Resumo

Esse texto tem o objetivo principal de analisar e refletir a respeito das imagens geradas pela indústria cultural e o processo semiformativo de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental à luz da Teoria Crítica de Sociedade. A indústria cultural evoca visualidades que revelam a fragilidade na capacidade de “leitura” de imagens pelos indivíduos, consequentemente faz nosso olhar voltar para o território da educação da infância e do processo semiformativo docente. A metodologia, de cunho teórico e bibliográfico, pauta-se nos fundamentos da Teoria Crítica de Sociedade em Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin, pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt e, demais estudiosos da teoria. Como possibilidade de resistência, o ensaio sinaliza em direção a uma formação pautada na experiência enquanto tomada de posição humana contra esse estado de barbárie, e em um ensino de Arte provocador de reflexões críticas diante da diversidade de imagens e estereotipias, em favor do próprio ser humano autônomo e livre.

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Biografia do Autor

Marta Regina Furlan de Oliveira Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Guiomar Gomes Pimentel dos Santos Pestana, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Londrina.

Publicado
2021-02-24
Como Citar
Oliveira, M. R. F. de O., & Pestana, G. G. P. dos S. (2021). A EXPERIÊNCIA QUE REVELA. Imagens Da Educação , 11(1), 156-178. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i1.47504
Seção
Estudos de imagens