PENSAMENTO ALGÉBRICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COMPARAÇÃO ENTRE COLOMBIA E BRASIL

Palavras-chave: pensamento algébrico; livro didático; trabalhos de casa

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os tipos de tarefas para o ensino de sequências e seus padrões identificados nos livros primários, dos quais analisamos um livro colombiano e outro brasileiro. A metodologia adotada foi baseada em uma abordagem qualitativa do tipo documental, no qual analisou-se as tarefas que promoviam sequências e padrões. Para análise selecionamos os livros mais utilizados em ambos os países. Identificamos como resultados que as tarefas analisadas no texto do texto colombiano mostraram mais incentivos para o estudo de sequências e padrões do que identificados no livro brasileiro. De modo geral, a organização e a proposta do livro colombiano promovem maior reflexão e acesso ao conteúdo matemático. Também enfatizamos a necessidade de mudanças na maneira como abordamos as tarefas nos livros didáticos e destacamos a falta de pesquisas sobre o pensamento algébrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFGD

Doutora en Educación Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Profesora do Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Martha Cecilia Mosquera Urrutia, Universidade Surcolombiana - USCO

Doutora em Didáctica de la Matemática por la Pontíficia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV). Profesora en Universidad Surcolombiana (USCO).

Maria Rosana Soares, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado
2021-09-30
Como Citar
Alencar, E. S. de, Urrutia, M. C. M., & Soares, M. R. (2021). PENSAMENTO ALGÉBRICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Imagens Da Educação , 11(3), 17-40. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i3.50582
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores