BEM-TE-QUERO – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA UMA PARENTALIDADE COMPETENTE

Palavras-chave: Parentalidade; Competências Parentais; Educação para a Convivência Familiar; Intervenção Psicossocial.

Resumo

Este artigo apresenta o Programa Bem-Te-Quero, uma proposta de intervenção no âmbito da prevenção primária dirigida a pais de crianças dos zero aos dezoito meses. Resulta da experiência de profissionais da psicologia que intervêm com famílias em situação de precariedade social, conjugada com a de profissionais que trabalham com crianças em situação de risco e perigo e, ainda, profissionais do meio académico. Concetualmente o Bem-Te-Quero fundamenta-se em premissas consolidadas na literatura, sublinhando-se duas: o reconhecimento da importância da primeira infância enquanto etapa fundamental para o desenvolvimento e para que cada um se torne num adulto funcional, participativo e responsável; as intervenções centradas nas famílias e nas suas funções facilitarem a capacidade de mudança daquelas, no sentido de as tornar mais competentes, recetivas e ativas em prol dos seus membros e das dinâmicas entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Pacheco Soares, Patronato de São Miguel

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (ISPA). Psicóloga no Instituto da Segurança Social dos Açores pelo Patronato de São Miguel (PSM), Portugal.

Sara Tavares, Universidade dos Açores - UAc

Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade dos Açores (UAc). Técnica Superior de Serviço Social no Centro Social Nossa Senhora do Rosário como membro da Comissão Restrota da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Lagoa, Portugal.

Joana Amen, Patronato de São Miguel

Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI). Psicóloga no Patronato de São Miguel (PSM), Portugal.

Suzana Nunes Caldeira, Universidade de Açores - UAc

Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade dos Açores (UAc). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade dos Açores (UAc), Portugal. 

Publicado
2021-02-24
Como Citar
Soares, S. P., Tavares, S., Amen, J., & Caldeira, S. N. (2021). BEM-TE-QUERO – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA UMA PARENTALIDADE COMPETENTE. Imagens Da Educação , 11(1), 23-35. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i1.50864
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores