INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivos identificar vivências interdisciplinares nas práticas docentes de professoras de duas escolas públicas municipais da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco; registrar perspectivas inovadoras no que se refere às metodologias adotadas pelas professoras da Educação Básica do município em questão e aplicar, com base em proposições das professoras, atividades que incentivassem a vivência da interdisciplinaridade. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, com ênfase na pesquisa-ação. Para a coleta de dados se fez uso de questionários semiestruturados e da observação participante. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temático-categorial. Os resultados desta pesquisa sugerem que a interdisciplinaridade nas escolas que serviram de locus à investigação é vivenciada pela integração de disciplinas, realização de projetos educativos e ainda numa perspectiva científica. Conclui-se que é preciso que o município, onde a pesquisa foi realizada, continue a investir na formação dos professores na direção da investigação, da redescoberta e da construção coletiva do conhecimento, tendo a interdisciplinaridade como práxis.
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