INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Práticas Docentes; Educação Básica.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivos identificar vivências interdisciplinares nas práticas docentes de professoras de duas escolas públicas municipais da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco; registrar perspectivas inovadoras no que se refere às metodologias adotadas pelas professoras da Educação Básica do município em questão e aplicar, com base em proposições das professoras, atividades que incentivassem a vivência da interdisciplinaridade. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, com ênfase na pesquisa-ação. Para a coleta de dados se fez uso de questionários semiestruturados e da observação participante. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temático-categorial. Os resultados desta pesquisa sugerem que a interdisciplinaridade nas escolas que serviram de locus à investigação é vivenciada pela integração de disciplinas, realização de projetos educativos e ainda numa perspectiva científica. Conclui-se que é preciso que o município, onde a pesquisa foi realizada, continue a investir na formação dos professores na direção da investigação, da redescoberta e da construção coletiva do conhecimento, tendo a interdisciplinaridade como práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2004). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2008-2011). Exerceu a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco no período de agosto de 2014 a março de 2019. Professora adjunta IIIF da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Faculdade de Ciências da Administração - FCAP-UPE. Vice-Coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste/ FORPRED/ Nordeste. É coordenadora do subprojeto Pibid de Pedagogia- Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. É coordenadora da Brinquedoteca da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Tem experiência na área de Educação atuando, principalmente, nas seguintes áreas: formação de professores; práticas docentes; estudos transdisciplinares e interdisciplinares; estudos sobre brinquedos e brincadeiras; educação infantil; pedagogia freireana e formação de pessoas para o desenvolvimento local sustentável.

Iolanda Mendonça de Santana, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição de ensino superior. Pesquisadora no Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional - FORPOGE da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. Professora da Rede Municipal de Ensino de Macaparana-PE. Área de investigação: Formação de professores, Práticas pedagógicas e Questões curriculares.

Publicado
2020-08-12
Como Citar
Silva, M. de F. G. da, & Santana, I. M. de. (2020). INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Imagens Da Educação , 10(2), 65-79. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51145
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores