CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE

O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Currículo; Interdisciplinaridade; Mestrado Profissional em Educação.

Resumo

Este artigo pretende discutir os conceitos de Currículo e Interdisciplinaridade ante o que dizem 97 mestrandos em Educação, matriculados nos anos de 2017, 2018 e 2019, na disciplina “Escola, Currículo e Diversidade”, de uma Universidade do Vale do Paraíba Paulista. O estudo, de natureza qualitativa, propõe uma discussão teórica, tendo em vista o conteúdo dos textos produzidos pelos mestrandos nas aulas e em momentos que as antecederam. Inicialmente, o artigo traz uma discussão acerca do conceito de Interdisciplinaridade, seguida de uma reflexão sobre o conceito de Currículo, enquanto conhecimento poderoso ou conhecimento dos poderosos. Os resultados foram organizados considerando-se três unidades temáticas apresentadas pelos materiais produzidos pelos alunos: (i) sobre o conceito de interdisciplinaridade; (ii) sobre a compreensão da polissemia do conceito de Interdisciplinaridade, a partir de três lógicas culturais; e (iii) a relação entre Interdisciplinaridade e Currículo em favor de um conhecimento poderoso. Sobre o conceito de Interdisciplinaridade, os mestrandos apontam para a interligação entre os saberes; sua complexidade, complementaridade; e sobre uma demarcação cada vez mais tênue entre as fronteiras do conhecimento. Sobre a polissemia que envolve o conceito de Interdisciplinaridade, os mestrandos referem à existência de três lógicas distintas – epistemológica, instrumental e fenomenológica – e a complementaridade existente entre elas. Por fim, demonstram compreender que a relação entre Currículo e Interdisciplinaridade promove um alargamento no olhar, por meio de suas relações ambíguas e complexas, contribuindo para a efetivação de um conhecimento poderoso, que emancipa e empodera.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Visitante e Colaboradora do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da UNITAU e do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Atua como Assessora Pedagógica na Educação à Distância da UNITAU. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Tem experiência como Administradora Escolar em Centros Educacionais de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos do SESI-SP, e como Professora Universitária e de Educação Básica.

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (pós-doc Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL), faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira - CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios - Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté e coordenadora do Programa da Pró-Reitoria de Extensão - PROGRAMA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Protagonismo, Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Educação Ambiental, Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade ? ecoturismo, arte educação, formação docente, diversidade cultural e inclusão, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação.

Virginia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1986), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de Taubaté (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Magistério, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1996), MESTRADO em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2003) e DOUTORADO em Educação: Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É PROFESSORA ASSISTENTE III, efetiva, titular da disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, da UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - SP, tendo atuado como Coordenadora Pedagógica do curso de Educação Física, de maio de 2008 a fevereiro de 2010 e Coordenadora Geral de TCC. Diretora do Departamento de Educação Física da UNITAU,de maio de 2011 até março de 2016. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, docente da disciplina Educação Física Escolar e PROFESSORA PERMANENTE do MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO (UNITAU). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase em Avaliação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Atividades Lúdicas na Educação Básica e Formação de Professores. Professora Coordenadora do Subprojeto Educação Física PIBID/UNITAU (CAPES) - 2011 a 2018. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/UNITAU. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNITAU. Representante do corpo docente da Área de Biociências, no Conselho de Administração (CONSAD), da Universidade de Taubaté.

Ivani Catarina Arantes Fazenda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) Doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1984) e Livre Docência em Didática pela UNESP (1991). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora associada do CRIE(Centre de Recherche et intervention educative)da Universidade de Sherbrooke- Canadá, membro fundador do Instituto Luso Brasileiro de Ciencias da Educação-Universidade de Evora- Portugal. Em dezembro de 2007 foi convidada para ser membro do CIRETt/UNESCO,- França. É membro do comite cientifico da Revista E. Curriculum da PUC/SP: www.pucsp.br/ecurriculum. Preside o conselho editorial de duas coleções de livros da Editora Papirus e tres da Edições Loyola, membro da Academia Paulista de Educação(cadeira 37). Coordena o GEPI- grupo de estudos e pesquisas em interdisciplinaridade, filiado ao CNPQ e outras instituições internacionais. Editora da Revista INTERDISPCIPLINARIDADE - ISSN 2179-0094 publicada pelos sites: revistas.pucsp.br e pucsp.br/gepi/ a partir de OUT/2010. Pesquisadora CNPQ- Nivel I desde 1993 e do INTERESPE desde 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, educação, pesquisa, currículo e formação. Desenvolve junto ao Grupo de Estudos e pesquisas em Interdisciplinaridade (GEPI) ligado ao CNPQ/CAPES e sediado na Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUC/SP) a pesquisa sobre: Interdisciplinaridade e tem como projeto de pesquisa: Compendio de aulas abertas sobre interdisciplinaridade.

Publicado
2020-08-12
Como Citar
Souza, M. A. de, Bussolotti, J. M., Cunha, V. M. P. da, & Fazenda, I. C. A. (2020). CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE. Imagens Da Educação , 10(2), 104-124. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51219
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores