CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE
O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
Resumo
Este artigo pretende discutir os conceitos de Currículo e Interdisciplinaridade ante o que dizem 97 mestrandos em Educação, matriculados nos anos de 2017, 2018 e 2019, na disciplina “Escola, Currículo e Diversidade”, de uma Universidade do Vale do Paraíba Paulista. O estudo, de natureza qualitativa, propõe uma discussão teórica, tendo em vista o conteúdo dos textos produzidos pelos mestrandos nas aulas e em momentos que as antecederam. Inicialmente, o artigo traz uma discussão acerca do conceito de Interdisciplinaridade, seguida de uma reflexão sobre o conceito de Currículo, enquanto conhecimento poderoso ou conhecimento dos poderosos. Os resultados foram organizados considerando-se três unidades temáticas apresentadas pelos materiais produzidos pelos alunos: (i) sobre o conceito de interdisciplinaridade; (ii) sobre a compreensão da polissemia do conceito de Interdisciplinaridade, a partir de três lógicas culturais; e (iii) a relação entre Interdisciplinaridade e Currículo em favor de um conhecimento poderoso. Sobre o conceito de Interdisciplinaridade, os mestrandos apontam para a interligação entre os saberes; sua complexidade, complementaridade; e sobre uma demarcação cada vez mais tênue entre as fronteiras do conhecimento. Sobre a polissemia que envolve o conceito de Interdisciplinaridade, os mestrandos referem à existência de três lógicas distintas – epistemológica, instrumental e fenomenológica – e a complementaridade existente entre elas. Por fim, demonstram compreender que a relação entre Currículo e Interdisciplinaridade promove um alargamento no olhar, por meio de suas relações ambíguas e complexas, contribuindo para a efetivação de um conhecimento poderoso, que emancipa e empodera.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).