CURRICULUM AND INTERDISCIPLINARITY

WHAT STUDENTS SAY ON A PROFESSIONAL MASTER'S DEGREE IN EDUCATION

Keywords: Curriculum; Interdisciplinarity; Professional Master in Education.

Abstract

This article aims to discuss the concepts of Curriculum and Interdisciplinarity from what 97 master's students say in Education, enrolled in 2017, 2018 and 2019 in the subject “School, Curriculum and Diversity” of a University of Vale do Paraíba Paulista. Of a qualitative nature, it proposes a theoretical discussion, based on the content of the texts produced by the master's students in the classes and in moments that preceded it. Initially, this text presents a discussion about the concept of Interdisciplinarity, followed by a reflection on the concept of Curriculum, as powerful knowledge or knowledge of the powerful. The results were organized from three thematic units presented by the materials produced by the students: (i) on the concept of interdisciplinarity; (ii) on the comprehension of the polysemy of the concept of interdisciplinarity, based on three cultural logics; and (iii) the relationship between interdisciplinarity and curriculum in favor of powerful knowledge. About the concept of Interdisciplinarity, the students point to the interconnection between knowledge, its complexity, complementarity and an increasingly thin demarcation between the frontiers of knowledge. About the polysemy that involves the concept of Interdisciplinarity, the students aimed to understand the existence of three distinct logics - epistemological, instrumental and phenomenological - and the complementarity that exists between them. Finally, they showed that the relationship between Curriculum and Interdisciplinarity promotes a broadening of the look through their ambiguous and complex relationships, contributing to the realization of a powerful knowledge that emancipates and empowers.

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Author Biographies

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Visitante e Colaboradora do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da UNITAU e do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Atua como Assessora Pedagógica na Educação à Distância da UNITAU. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Tem experiência como Administradora Escolar em Centros Educacionais de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos do SESI-SP, e como Professora Universitária e de Educação Básica.

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (pós-doc Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL), faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira - CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios - Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté e coordenadora do Programa da Pró-Reitoria de Extensão - PROGRAMA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Protagonismo, Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Educação Ambiental, Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade ? ecoturismo, arte educação, formação docente, diversidade cultural e inclusão, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação.

Virginia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1986), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de Taubaté (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Magistério, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1996), MESTRADO em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2003) e DOUTORADO em Educação: Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É PROFESSORA ASSISTENTE III, efetiva, titular da disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, da UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - SP, tendo atuado como Coordenadora Pedagógica do curso de Educação Física, de maio de 2008 a fevereiro de 2010 e Coordenadora Geral de TCC. Diretora do Departamento de Educação Física da UNITAU,de maio de 2011 até março de 2016. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, docente da disciplina Educação Física Escolar e PROFESSORA PERMANENTE do MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO (UNITAU). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase em Avaliação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Atividades Lúdicas na Educação Básica e Formação de Professores. Professora Coordenadora do Subprojeto Educação Física PIBID/UNITAU (CAPES) - 2011 a 2018. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/UNITAU. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNITAU. Representante do corpo docente da Área de Biociências, no Conselho de Administração (CONSAD), da Universidade de Taubaté.

Ivani Catarina Arantes Fazenda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) Doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1984) e Livre Docência em Didática pela UNESP (1991). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora associada do CRIE(Centre de Recherche et intervention educative)da Universidade de Sherbrooke- Canadá, membro fundador do Instituto Luso Brasileiro de Ciencias da Educação-Universidade de Evora- Portugal. Em dezembro de 2007 foi convidada para ser membro do CIRETt/UNESCO,- França. É membro do comite cientifico da Revista E. Curriculum da PUC/SP: www.pucsp.br/ecurriculum. Preside o conselho editorial de duas coleções de livros da Editora Papirus e tres da Edições Loyola, membro da Academia Paulista de Educação(cadeira 37). Coordena o GEPI- grupo de estudos e pesquisas em interdisciplinaridade, filiado ao CNPQ e outras instituições internacionais. Editora da Revista INTERDISPCIPLINARIDADE - ISSN 2179-0094 publicada pelos sites: revistas.pucsp.br e pucsp.br/gepi/ a partir de OUT/2010. Pesquisadora CNPQ- Nivel I desde 1993 e do INTERESPE desde 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, educação, pesquisa, currículo e formação. Desenvolve junto ao Grupo de Estudos e pesquisas em Interdisciplinaridade (GEPI) ligado ao CNPQ/CAPES e sediado na Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUC/SP) a pesquisa sobre: Interdisciplinaridade e tem como projeto de pesquisa: Compendio de aulas abertas sobre interdisciplinaridade.

Published
2020-08-12
How to Cite
Souza, M. A. de, Bussolotti, J. M., Cunha, V. M. P. da, & Fazenda, I. C. A. (2020). CURRICULUM AND INTERDISCIPLINARITY. Imagens Da Educação , 10(2), 104-124. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51219
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores