EDUCAÇÃO DE SURDOS(AS)NO INTERIORFLUMINENSE

UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR A PARTIR DECONCEPÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: prática docente; surdez; representações sociais

Resumo

Este artigo analisa o espaçamento entre a teoria sobre a educação de surdos(as) e a prática docente a partir de estudo de caso no município de Santo Antônio de Pádua-RJ. Em primeiro lugar, exploramos sentidos para tornar o bilinguismo uma alternativa no ensino fundamental, sem nos esquivarmos das implicações deste no contexto social, cultural e político. Em seguida, apresentamos o estudo de caso e problematizamos a prática docente a fim de desmistificarmos o pensamento que estabiliza a escola como espaço de promoção de saberes especializados, simplificados e fragmentados. Observamos que as representações sociais trazidas pelos(as)docentes sobre a surdez servem de base para suas práticas e, a partir delas, exploramos como os fenômenos que se apresentam no cotidiano escolar são explicados/compreendidos por eles(as), a fim de ressignificarmos a construção de conhecimentos e a elaboração de propostas pedagógicas presentes nestas práticas a partir da noção de transdisciplinaridade. Para tanto, fundamentamo-nos em Moscovici, Skliar, Michel de Certeau, Goldfeld e Edgar Morin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssika Figueredo Alves, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pedagoga, Professora Intérprete de Libras no Município de Santo Antônio de Pádua.

Jacqueline de Souza Gomes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Observatório da Inclusão Educacional e Direitos Humanos.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
Alves, J. F., & Gomes, J. de S. (2021). EDUCAÇÃO DE SURDOS(AS)NO INTERIORFLUMINENSE. Imagens Da Educação , 11(3), 72-88. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i3.51221
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores