GESTÃO ESCOLAR, INTERDISCIPLINARIDADE, CO-PARTICIPAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
O presente artigo tem como tema a Educação Inclusiva e aborda a importância das micropolíticas para uma educação inclusiva não excludente. Essas discussões se fazem possíveis por meio da compreensão do papel dos gestores escolares em seu fazer pedagógico e na multiplicidade dos sujeitos que compartilham desse ambiente social, conhecido como escolas, através das lentes do “aprendiz de cartógrafo”. O objetivo é apresentar a pesquisa que tem como foco cartografar possibilidades de práticas não-medicalizantes de gestores escolares através da valorização da interdisciplinaridade via co-participação de docentes e coordenação pedagógica no diálogo com família e rede de apoio. O viés metodológico tem como ferramentas oficinas e rodas de conversa para serem cartografadas, com abertura para intervir na realidade, para entender possíveis papéis do gestor escolar para atuação nesse cenário. Os sujeitos da pesquisa são gestores das escolas municipais de Santo Antônio de Pádua-RJ, que participaram de oficinas e rodas de conversa com abordagem de temas para construção de escolas inclusivas. Foram encontradas pistas de processos emancipatórios, numa perspectiva aproximada da “sociologia das emergências”, na ênfase no olhar sobre cada caso e articulação de uma rede de apoio sem perder a dimensão das importantes tentativas da escola como um todo.
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