A INTERDISCIPLINARIDADE NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL
Resumo
Este artigo analisa a interdisciplinaridade no atual cenário educacional brasileiro considerando e relacionando as mudanças sócio-político-econômicas ocorridas com a globalização e o uso das tecnologias à estagnação da educação nas últimas décadas. O objetivo principal é tratar sobre a interdisciplinaridade como metodologia de ensino capaz de abranger uma visão mais ampla da realidade, possibilitando um conhecimento que, de fato, promova a unificação entre a teoria e a prática. Para tanto, nos fundamentamos em autores que pesquisam e defendem o trabalho interdisciplinar como meio otimizador da qualidade educacional, tais como Heloísa Lück (1998), Gaudêncio Frigotto (2008), Ivani Fazenda (2008; 2012), Ivone Yared (2008), Demerval Saviani (2012) etc., sendo que por compreendermos a educação como questão a ser analisada concomitantemente às demais relações que permeiam a organização social, as discussões desse estudo embasam-se metodologicamente na História Social.
Downloads
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).