A INTERDISCIPLINARIDADE NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Educação; Cenário atual.

Resumo

Este artigo analisa a interdisciplinaridade no atual cenário educacional brasileiro considerando e relacionando as mudanças sócio-político-econômicas ocorridas com a globalização e o uso das tecnologias à estagnação da educação nas últimas décadas. O objetivo principal é tratar sobre a interdisciplinaridade como metodologia de ensino capaz de abranger uma visão mais ampla da realidade, possibilitando um conhecimento que, de fato, promova a unificação entre a teoria e a prática. Para tanto, nos fundamentamos em autores que pesquisam e defendem o trabalho interdisciplinar como meio otimizador da qualidade educacional, tais como Heloísa Lück (1998), Gaudêncio Frigotto (2008), Ivani Fazenda (2008; 2012), Ivone Yared (2008), Demerval Saviani (2012) etc., sendo que por compreendermos a educação como questão a ser analisada concomitantemente às demais relações que permeiam a organização social, as discussões desse estudo embasam-se metodologicamente na História Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Estágio na Universidade de Salamanca (2017). Atualmente é professora efetiva (Adjunto A) do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR;campus de Paranavaí professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE, da Universidade Estadual de Maringá - UEM e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR - campus/Paranavaí. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC, integra o Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade - GTSEAM/UEM. Faz parte do Grupo GEMYR - Grupo de Estudios Medievales y Renascentistas - Madri- Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na gestão e docência da Educação Básica. Na Educação Superior a experiência é na formação de professores. No âmbito da pesquisa os estudos desenvolvidos estão centrados em Educação, Ensino, História da Educação e Filosofia da Educação.

Silvana Malavasi, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Possui graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol pela FAFIJAN, 1998 e especialização em língua Portuguesa pela mesma instituição, 1999. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar_PPIFOR na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Paranavaí. Atualmente é professora assistente do curso de Letras-Espanhol , campus de Apucarana.Aluna regular da pós-graduação em Educação na UEM, em nível de doutorado. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC da Unespar - Paranavaí. Participa do Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade-GTSEAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na docência da Educação Básica no ensino de Língua Espanhola. No ensino superior a experiência é no ensino de gramática e léxico, prática de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras. Na pesquisa os estudos estão desenvolvidos nas áreas de História da Educação, Educação e Ensino. 

Publicado
2020-08-12
Como Citar
Perin, C. S. B., & Malavasi, S. (2020). A INTERDISCIPLINARIDADE NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL. Imagens Da Educação , 10(2), 139-151. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51240
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores