A INTERDISCIPLINARITY IN THE CURRENT EDUCATIONAL SCENARIO

Keywords: Interdisciplinarity; Education; Current scenario.

Abstract

This article analyzes interdisciplinarity in the current Brazilian educational scenario, considering and relating the socio-political-economic changes that have occurred with globalization and the use of technologies with the stagnation of education in recent decades. The main objective is to deal with interdisciplinarity as a teaching methodology capable of encompassing a broader view of reality, enabling knowledge that, in fact, promotes the unification between theory and practice. Therefore, we are based on authors who research and defend interdisciplinary work as a way to optimize educational quality, such as Heloísa Lück (1998), Gaudêncio Frigotto (2008), Ivani Fazenda (2008; 2012), Ivone Yared (2008), Demerval Saviani (2012) etc., as we understand education as an issue to be analyzed concurrently with other relationships that permeate social organization, the discussions in this study are based methodologically on Social History.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Estágio na Universidade de Salamanca (2017). Atualmente é professora efetiva (Adjunto A) do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR;campus de Paranavaí professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE, da Universidade Estadual de Maringá - UEM e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR - campus/Paranavaí. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC, integra o Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade - GTSEAM/UEM. Faz parte do Grupo GEMYR - Grupo de Estudios Medievales y Renascentistas - Madri- Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na gestão e docência da Educação Básica. Na Educação Superior a experiência é na formação de professores. No âmbito da pesquisa os estudos desenvolvidos estão centrados em Educação, Ensino, História da Educação e Filosofia da Educação.

Silvana Malavasi, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Possui graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol pela FAFIJAN, 1998 e especialização em língua Portuguesa pela mesma instituição, 1999. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar_PPIFOR na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Paranavaí. Atualmente é professora assistente do curso de Letras-Espanhol , campus de Apucarana.Aluna regular da pós-graduação em Educação na UEM, em nível de doutorado. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC da Unespar - Paranavaí. Participa do Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade-GTSEAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na docência da Educação Básica no ensino de Língua Espanhola. No ensino superior a experiência é no ensino de gramática e léxico, prática de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras. Na pesquisa os estudos estão desenvolvidos nas áreas de História da Educação, Educação e Ensino. 

Published
2020-08-12
How to Cite
Perin, C. S. B., & Malavasi, S. (2020). A INTERDISCIPLINARITY IN THE CURRENT EDUCATIONAL SCENARIO. Imagens Da Educação , 10(2), 139-151. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51240
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores