A INTERDISCIPLINARIDADE NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL

Résumé

Este artigo analisa a interdisciplinaridade no atual cenário educacional brasileiro considerando e relacionando as mudanças sócio-político-econômicas ocorridas com a globalização e o uso das tecnologias à estagnação da educação nas últimas décadas. O objetivo principal é tratar sobre a interdisciplinaridade como metodologia de ensino capaz de abranger uma visão mais ampla da realidade, possibilitando um conhecimento que, de fato, promova a unificação entre a teoria e a prática. Para tanto, nos fundamentamos em autores que pesquisam e defendem o trabalho interdisciplinar como meio otimizador da qualidade educacional, tais como Heloísa Lück (1998), Gaudêncio Frigotto (2008), Ivani Fazenda (2008; 2012), Ivone Yared (2008), Demerval Saviani (2012) etc., sendo que por compreendermos a educação como questão a ser analisada concomitantemente às demais relações que permeiam a organização social, as discussões desse estudo embasam-se metodologicamente na História Social.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Estágio na Universidade de Salamanca (2017). Atualmente é professora efetiva (Adjunto A) do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR;campus de Paranavaí professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE, da Universidade Estadual de Maringá - UEM e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR - campus/Paranavaí. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC, integra o Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade - GTSEAM/UEM. Faz parte do Grupo GEMYR - Grupo de Estudios Medievales y Renascentistas - Madri- Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na gestão e docência da Educação Básica. Na Educação Superior a experiência é na formação de professores. No âmbito da pesquisa os estudos desenvolvidos estão centrados em Educação, Ensino, História da Educação e Filosofia da Educação.

Silvana Malavasi, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Possui graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol pela FAFIJAN, 1998 e especialização em língua Portuguesa pela mesma instituição, 1999. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar_PPIFOR na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Paranavaí. Atualmente é professora assistente do curso de Letras-Espanhol , campus de Apucarana.Aluna regular da pós-graduação em Educação na UEM, em nível de doutorado. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC da Unespar - Paranavaí. Participa do Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade-GTSEAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na docência da Educação Básica no ensino de Língua Espanhola. No ensino superior a experiência é no ensino de gramática e léxico, prática de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras. Na pesquisa os estudos estão desenvolvidos nas áreas de História da Educação, Educação e Ensino. 

Publiée
2020-08-12
Comment citer
Perin, C. S. B., & Malavasi, S. (2020). A INTERDISCIPLINARIDADE NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL. Imagens Da Educação , 10(2), 139-151. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51240
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores