MEMÓRIAS DO ENSINO DE PSICOLOGIA NA ESCOLA NORMAL

A CONTRIBUIÇÃO DO COLÉGIO MÃE DE DEUS DE LONDRINA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE OS ANOS DE 1953 E 1957

Palavras-chave: História – Memória; Ensino; Psicologia – Educação; Escola Normal. Professores – Formação

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender como o Ensino da Psicologia era ministrado na Escola Normal na cidade de Londrina, Paraná, entre os anos de 1953 e 1957. Os procedimentos metodológicos adotados, para além da pesquisa bibliográfica, incluíram pesquisa documental nos arquivos do Colégio Mãe de Deus, destacando-se como principais fontes: os programas de disciplina de psicologia; os cadernos e planos de aulas das antigas normalistas e a legislação da época. O recorte temporal se deve às fontes disponíveis, sobretudo o programa de disciplinas. A fundamentação teórica deste estudo foi ancorada nas referências da história, da memória e das instituições escolares. Como resultados, espera-se que a pesquisa possa contribuir para o enriquecimento da temática e para compreender os processos da História da Educação e do ensino em Londrina e no Brasil, no período pesquisado.

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Biografia do Autor

Filomena Regina Storti Mineto, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Mestra em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar. Professora na Universidade UniCesumar.

Bernadete de Lourdes Streisky Strang, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

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Publicado
2022-06-21
Como Citar
Mineto, F. R. S., & Strang, B. de L. S. (2022). MEMÓRIAS DO ENSINO DE PSICOLOGIA NA ESCOLA NORMAL. Imagens Da Educação , 12(2), 01-20. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i2.55116
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores