APRENDIZAGENS COLABORATIVAS NA/DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

JORNADA PEDAGÓGICA EM FOCO

Palavras-chave: Formação; Pesquisa Narrativa; Docência

Resumo

O presente trabalho visa compreender como a Jornada Pedagógica, promovida pela rede municipal de ensino de Várzea do Poço/BA, constitui-se como espaço de formação para professores e professoras da rede. O texto busca evidenciar a potencialidade da Jornada Pedagógica como espaço insurgente caracterizado pelos modos formativos que emergem nos contextos da Educação Básica e das demandas docentes na contemporaneidade. Utilizou-se a pesquisa narrativa como abordagem metodológica, em que os elementos vivenciados tecem-se pelos sentidos que o próprio sujeito produz ao falar de si, quando desvela aprendizagens logradas pela tecitura da profissão docente. As narrativas foram os dispositivos pelas quais se produziram os relatos narrativos, que cada colaborador produziu a partir da vivência na Jornada Pedagógica. A análise produziu-se numa ancoragem da abordagem compreensivo-interpretativa em que as interpretações emergem do movimento que o próprio narrador faz ao narrar. O trabalho evidenciou que a Jornada Pedagógica se coloca como espaço fecundo para pensar os processos de educação, revelando as concepções de um fazer docente pautado nas acontecências do cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Charles Maycon de Almeida Mota, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Secretaria Municipal de Educação de Várzea do Poço (SMEVP). 

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publicado
2022-06-21
Como Citar
Mota, C. M. de A., & Silva, F. O. da. (2022). APRENDIZAGENS COLABORATIVAS NA/DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Imagens Da Educação , 12(2), 72-95. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i2.56575
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores