A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DO CONHECIMENTO SOB OS PRINCÍPIOS DA PÓS-MODERNIDADE
HERANÇAS DA DÉCADA DE 1990
Resumo
Nosso objetivo neste artigo é apresentar os resultados de um estudo bibliográfico e documental a respeito da reforma da educação e do currículo iniciada nos anos 1990, sustentadas pelos princípios da pós-modernidade a fim de tecer reflexões a respeito da ideologia posta nesse momento histórico e que se torna hegemônica, exigindo que “novos” conhecimentos sejam transmitidos por meio da instituição escolar, com o objetivo de formar um “novo” sujeito. Entendemos que compreender as reformas e os documentos nacionais e internacionais postos no século XXI a partir de princípios do neoliberalismo, globalização e pós-modernidade, exige a retomada das mudanças sugeridas no final do século XX como parte de um processo de rearticulação permanente do capitalismo. O artigo apresenta, então, reflexões sobre os fundamentos da pós-modernidade em sua valorização da subjetividade, recuo da teoria e valorização do aprender a aprender.
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