A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DO CONHECIMENTO SOB OS PRINCÍPIOS DA PÓS-MODERNIDADE

HERANÇAS DA DÉCADA DE 1990

Résumé

Nosso objetivo neste artigo é apresentar os resultados de um estudo bibliográfico e documental a respeito da reforma da educação e do currículo iniciada nos anos 1990, sustentadas pelos princípios da pós-modernidade a fim de tecer reflexões a respeito da ideologia posta nesse momento histórico e que se torna hegemônica, exigindo que “novos” conhecimentos sejam transmitidos por meio da instituição escolar, com o objetivo de formar um “novo” sujeito. Entendemos que compreender as reformas e os documentos nacionais e internacionais postos no século XXI a partir de princípios do neoliberalismo, globalização e pós-modernidade, exige a retomada das mudanças sugeridas no final do século XX como parte de um processo de rearticulação permanente do capitalismo. O artigo apresenta, então, reflexões sobre os fundamentos da pós-modernidade em sua valorização da subjetividade, recuo da teoria e valorização do aprender a aprender.

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Bibliographies de l'auteur

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES). 

 

 

Amilton Benedito Peletti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

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Publiée
2022-11-30
Comment citer
Zanardini, I. M. S., & Peletti, A. B. (2022). A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DO CONHECIMENTO SOB OS PRINCÍPIOS DA PÓS-MODERNIDADE . Imagens Da Educação , 12(4), 179-201. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i4.60677
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional