BALANÇO DAS PRODUÇÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Matemática; Geometria; Ensino-aprendizagem

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) adquirem progressivamente mais importância no modo de vida das pessoas, na sociedade e, sobretudo, na educação. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é levantar as produções acadêmicas sobre a utilização das TDIC nas práticas pedagógicas para a compreensão dos conceitos da Geometria na Educação Básica. Realizou-se a busca no Repositório de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Utilizaram-se os descritores: “TIC” AND “Matemática”, “TDIC” AND “Matemática” AND “Geometria”, “Tecnologias da Informação e comunicação” AND “Geometria”, “TIC” AND “Geometria”, “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação” AND “Geometria”. A seleção das produções ocorreu de acordo com a temática, o período de publicação de 2010 a 2021 e conforme a análise dos resumos. Assim, daqueles estudos encontrados inicialmente restaram apenas 09 produções correlacionadas ao objeto desta pesquisa. No decorrer deste artigo, portanto, descrever-se-ão as principais informações de cada estudo encontrado. Destaca-se, com relação aos achados, a abordagem mais empregada para o ensino de Geometria, utilizando as TDIC, são os softwares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suély Colaço Chaves, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Docente da educação básica do município de São José do Cerrito.

Marialva Moog Pinto, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Referências

ALVES, M.D.F. et al. Prosa, Poesia, Saberes e Sabedoria em Tempos de Pandemia. Ciências da educação e complexidade. – Maceió: Edufal, 2020.

BIANCHESSI, C. Cultura Digital: novas relações pedagógicas para Aprender e Ensinar: volume II. – Curitiba: Bagai, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRASIL. Senado Federal Secretaria Especial de Editoração de Publicações Subsecretaria de Edições Técnicas: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394. – Brasília: 2005.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S. O que significa Performance Matemática Digital? Didáctica sin Fronteras, Argentinna, p. 23 - 24, 15 set. 2015.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de Aula e Internet em Movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

CURY,C. R. J. A Educação Básica No Brasil. Vol. 23. – Campinas: Educ. Soc., 2002.

DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1994.

D’AMBRÓSIO, U. Educação, sociedade e cultura. São Paulo: Vozes, 2005.

DEOTI, L.M.L. A etnomatemática e o ensino de geometria na escola do campo em interação com tecnologias da informação e da comunicação. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós – Graduação em Mestrado em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. - Chapecó, 2018. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/1710/1/DEOTI.pdf Acesso em: 18/04/2021.

DINIZ, J.F.S.. Geogebra: uma ferramenta dinâmica na aprendizagem da Geometria no Ensino Básico. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Rede – Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Maranhão. – São Luís, 2016. Disponível em: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1608 Acesso em: 23/04/2021.

FELCHER, C.D.O. Tecnologias digitais: percepções dos professores de matemática no contexto do desenvolvimento profissional docente. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós – Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Porto Alegre, BR-RS, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/210747 acesso em: 28/04/2020.

FRANÇA,J.M.E.S. Tecnologia sim, mas sem esquecer o papel do professor. Revista Cenas Educacionais, Caetité, v. 3, n. 7271, p. 1-10, nov. 2020.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo – Rio grande do Sul: Feevale, 2003.

GRAVINA, M.A. et al. Matemática, mídias digitais e didática: tripé para formação de professores de matemática. Evangraf, 2012.

IBICT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. 2021. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/ >. Acesso em 20 Abr. 2021.

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2010.

MORAN, J. M. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2011.

MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 14ª Ed. São Paulo: Papirus, 2008.


NASSER, L. Visão de Licenciados sobre as justificativas em Geometria apresentadas na Escola Básica – R454 Revista Educação Matemática em Foco V6 - Nº 1. Campina Grande:
EDUEPB - Jan/Jun. – 2017. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/3744/2140. Acesso em 26 Ago. 2021.

NOGUEIRA, V.L.. Uso da Geometria no Cotidiano, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1850-8.pdf. Acesso em 26 Ago. 2021

OLIVEIRA,C.R. Tecnologias no Ensino de Matemática: Uma Investigação no Projeto “Aula Interativa”. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática, Área de Concentração: Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo. - São Paulo, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1694057 Acesso em: 21 Abr. 2020.
PADILHA, P.R. et al. 50 olhares sobre os 50 nos da pedagogia do oprimido [livro eletrônico]. 1ª. ed. – São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.

PIMENTEL, L.F.G. Uma sequência didática para o ensino de transformações geométricas com o GeoGebra. Dissertação (Mestrado) – Universidade São Carlos. – São Carlos, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/210747 Acesso em: 23 Abr. 2021.

ROMANO, G.O.. Evolução dos Livros Didáticos de Matemática: Geometria e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Dissertação (Mestrado) – Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul. - São Paulo 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9843192. Acesso em 21 Abr. 2021

POLYA, G. A. Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Inter ciência. 1994.

PREDIGER, J. et al. Relação Entre Aluno e Matemática: Reflexões Sobre o Desinteresse dos Estudantes Pela Aprendizagem Desta Disciplina. Revista Destaques Acadêmicos – CETEC/UNIVATES: 2009.

SANTOS, B.S.. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SILVA, F.O. da. Utilização de dispositivos móveis e recursos de Realidade Aumentada nas aulas de Matemática para elucidação dos Sólidos de Platão. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas. – São José do Rio Preto, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151423 Acesso em: 23 Abr. 2021.

SOUSA, R. P. O ensino da Matemática na educação básica com o auxílio do software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, - Catalão, 2018. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8657 Acesso em 21/04/2021.

TAHAN, M. O homem que calculava. 46. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.

TARDIF, M.; LESSARD, C. As transformações atuais do ensino: três cenários possíveis na evolução da profissão do professor? O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Tradução de Lucy Magalhães. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2009

U. D'AMBROSIO, Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática.
Ed. Da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

VITAL, C. Performance matemática digital e GeoGebra: possibilidade-artística tecnológica em educação matemática. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. - Rio Claro, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6350110 Acesso em: 18 Abr. 2021.
Publicado
2023-04-02
Como Citar
Chaves, S. C., & Pinto, M. M. (2023). BALANÇO DAS PRODUÇÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Imagens Da Educação , 13(1), 168-185. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i1.60939
Seção
Artigos de Revisão