O CONCEITO DE CRÍTICA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

FUNDAMENTOS E PRÁTICAS SULEADORAS

Palavras-chave: : Teoria de Aprendizagem; Aprendizagem Significativa; Aprendizagem Significativa Crítica; Princípios facilitadores da aprendizagem;

Resumo

Em linhas gerais, teorias de aprendizagem consistem em práticas de sistematização de fatores que interferem e/ou favorecem a aprendizagem humana. O mundo contemporâneo está marcado por profundas e contínuas mudanças e essas teorias influenciam diretamente o fazer docente. A partir das discussões da teoria da Aprendizagem Significativa em Ausubel (2003), especialmente, Moreira (2010, 2017, 2019), o qual incorpora, recentemente, a noção de “crítica”; buscaremos compreender o modo como Moreira, ao argumentar sobre a necessidade da Aprendizagem Significativa enquanto atividade subversiva, articula o conceito de “crítica” a seus pressupostos teóricos. A postura crítica ressignifica a aprendizagem significativa? Quais deslocamentos são propostos para se adequar às condições de existência do sujeito na atual sociedade? Os resultados apontam que a Aprendizagem Significativa Crítica contribui para que os indivíduos entendam seu papel na sociedade sem se deixar dominar por suas rápidas transformações, processo em que o professor é elemento central na promoção da criticidade.

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Biografia do Autor

Eliane Giselle Silva, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Mestranda em Formação Docente Interdiscplinar - PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus Paranavaí. Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Atualmente é professor no COLÉGIO ESTADUAL SÃO VICENTE DE PAULA. 

Paulo César Gomes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutor em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e da Alimentação (CHNA), no Instituto de Biociências na UNESP, em Botucatu. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3637285622123132

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

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Publicado
2023-04-02
Como Citar
Silva, E. G., Gomes, P. C., & Ujiie, N. T. (2023). O CONCEITO DE CRÍTICA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Imagens Da Educação , 13(1), 98-119. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i1.61752
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores