O CONCEITO DE CRÍTICA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS SULEADORAS
Resumo
Em linhas gerais, teorias de aprendizagem consistem em práticas de sistematização de fatores que interferem e/ou favorecem a aprendizagem humana. O mundo contemporâneo está marcado por profundas e contínuas mudanças e essas teorias influenciam diretamente o fazer docente. A partir das discussões da teoria da Aprendizagem Significativa em Ausubel (2003), especialmente, Moreira (2010, 2017, 2019), o qual incorpora, recentemente, a noção de “crítica”; buscaremos compreender o modo como Moreira, ao argumentar sobre a necessidade da Aprendizagem Significativa enquanto atividade subversiva, articula o conceito de “crítica” a seus pressupostos teóricos. A postura crítica ressignifica a aprendizagem significativa? Quais deslocamentos são propostos para se adequar às condições de existência do sujeito na atual sociedade? Os resultados apontam que a Aprendizagem Significativa Crítica contribui para que os indivíduos entendam seu papel na sociedade sem se deixar dominar por suas rápidas transformações, processo em que o professor é elemento central na promoção da criticidade.
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Referências
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