O QUE É UMA ESCOLA JUSTA?

APONTAMENTO A PARTIR DE FRANÇOIS DUBET

Palavras-chave: Escola justa, Desigualdades, Oportunidades, Igualdade

Resumo

De que forma a igualdade de oportunidades se torna um mecanismo para perpetuar as desigualdades escolares? Não seria a ideia de igualdade de oportunidades mais ilusória do que real? Qual é a experiência e o lugar dos que estão à margem no sistema educacional? Ao tentar explicar os mecanismos geradores da desigualdade escolar, ao mesmo tempo em que incita o debate acerca do modo como a escola contribui para reproduzir – e não para determinar – a estrutura social com seus processos específicos e sua particular organização, Dubet quer mostrar que o espaço da escola não é neutro, muito menos justo, ou ainda, promotora de igualdade de oportunidades, mas insere um componente fundamental para entendermos o modus operandi da instituição escola hoje como signo da competitividade e, consequentemente, da violência. O objetivo do presente texto, desde as análises de François Dubet, é pensar o lugar da escola no debate acerca não só da promoção da igualdade, mas também – e principalmente – no combate às desigualdades. Last but not least, a questão central que aqui queremos levantar é como garantir uma educação de qualidade para todos, em ambientes cada vez mais heterogêneos, e, mais ainda, dentro de um sistema cada vez mais enfraquecido, a saber, o nosso atual sistema educacional.

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Biografia do Autor

Fábio Caires Correia, Centro Universitário Católica do Tocantins

Doutor em Filosofia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Joaquim Alberto Andrade Silva, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutorando em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília - UCB.

Referências

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Publicado
2023-04-02
Como Citar
Caires Correia, F., & Silva, J. A. A. (2023). O QUE É UMA ESCOLA JUSTA? . Imagens Da Educação , 13(1), 153-167. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i1.62521
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional