A PRAGMÁTICA DO OBJETO E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS

ESBOÇOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DIFERENTES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Desenvolvimento Psicológico; Letramento; Educação Infantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar o papel da materialidade no desenvolvimento das funções executivas e suas relações com práticas educativas triádicas voltadas ao desenvolvimento das competências de literacia e numeracia na Educação Infantil. Apresenta-se uma análise teórica e uma proposta explicativa sobre o papel dos objetos nos processos de aprendizagem na perspectiva dos estudos da Pragmática do Objeto. O artigo defende que a materialidade, mediada por sistemas semióticos, permite a emergência de funções de controle e sistemas de autorregulação direcionados à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Esses conceitos são relevantes porque consideram a triadicidade (adulto-objeto-adulto) como a principal unidade de análise para compreender o desenvolvimento, a aprendizagem e a cognição na Primeira Infância.

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Biografia do Autor

Vanessa Carla Barros dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal.

Francisco José Rengifo-Herrera, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e pesquisador do Mestrado em Educação – Modalidade Profissional da FE/UnB.

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Publicado
2023-12-09
Como Citar
Santos, V. C. B. dos, & Rengifo-Herrera, F. J. (2023). A PRAGMÁTICA DO OBJETO E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS. Imagens Da Educação , 13(4), 84-105. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i4.63840
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores