A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Palavras-chave: Conceituação; Psicologia Histórico-Cultural; Sala de Recursos Multifuncionais; Inclusão

Resumo

O contingente de estudantes identificados com deficiência intelectual (DI) e encaminhados para a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com vista a receber o atendimento educacional especializado é significativo. Tal quadro evidencia muitos questionamentos acerca da DI, entre eles destacamos a conceituação e caracterização da deficiência. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as perspectivas construídas por docentes sobre esta condição. Para tanto, realizamos pesquisa de campo, por meio de questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada e grupo focal com oito professoras que realizam atendimento educacional especializado em SRM, da Rede Estadual de Ensino de dois municípios do Estado de Rondônia. O estudo respalda-se na Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que para explicar o conceito do DI os professores recorrem, quase que exclusivamente, ao modelo médico e/ou social. Tal fato coaduna para ações pedagógicas fragmentadas que pouco contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante com DI. Nesse sentido, a PHC possui os pressupostos teóricos que auxiliam na compreensão dos aspectos inerentes à aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luanna Freitas Johnson, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACE) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenadora da linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais no Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Simone de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, área de Didática e Metodologia do Ensino (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Taynan Alecio da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Referências

Aguiar, A. M. B. (2015). Calcanhar de Aquiles: a avaliação do aluno com deficiência intelectual no contexto escolar. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.
Anache, A. A. (2007). A pessoa com deficiência mental entre os muros da educação. In: CAMPOS, H. R (Org.). Formação em Psicologia Escolar: realidades e perspectivas (pp. 213-243). Campinas, Alínea.
Aranha, M. S. F. (2004). Educação Inclusiva: fundamentação filosófica (v. 1). Brasília, MEC/SEESP.
Associação de Psiquiatria Americana – APA. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V) (4ª. ed. rev.). Porto Alegre, Artmed.
Association of intellectual and developmental disability - AAIDD. (2010). Intellectual disability: definition, classification, and systems of supports (11th ed). The AAIDD Ad Hoc Committee on Terminology and classification.
Bardin, L. (2016). Análise do conteúdo. São Paulo, Edições 70.
Barroco, S. M. S. (2012). Contextos e textos de Vygotski sobre a Defectologia: a defesa da humanização da pessoa com deficiência. In: Barroco, S. M. S., Leonardo, N. S. T. & Silva, T. S. A. (Org.) (pp. 41-66.). Educação especial e Teoria Histórico-Cultural: em defesa da humanização do homem. Maringá: Eduem.
Barroco, S. M. S. & Leonardo, N. S. T. (2016). A periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento na Educação Especial: o problema da idade. In: Martins, L. M., Abrantes, A. A. & Facci, M. G. D. (Org.). Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice (pp. 321-341). Campinas, SP, Autores Associados.
Brasil (2008). Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, MEC/SEESP. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
Brasil (2014). Nota Técnica Nº 04, de 23 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília: MEC / SECADI / DPEE, 2014. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&category_slug=julho-2014-pdf&Itemid=30192
Bridi, F. R. S. (2011). Processos de identificação e diagnóstico: os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Castro, F. S. & Barroco, S. M. S. (2019). Uma história da avaliação psicológica em Binet e Simon. In: Facci, M. G. D., Leonardo, N. S. T. & Souza, M. P. R. Avaliação psicológica e escolarização: contribuições da Psicologia Histórico-cultural. (pp. 29-59). Teresina, PI, Edufpi.
Collares, C. A. L. & Moysés, M. A. (1996). Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo, Cortez.
Dias, S. S.& Oliveira, M. C. S. L. (2013). Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Rev. bras. educ. espec. (v. 19, n. 2, pp. 169-182, Jun 2013). Marília. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200003&lng=en&nrm=iso
Facci, M. G. D. & Tada, I. N. C. (2012). Os laudos e a atuação do psicólogo escolar: explicitação das potencialidades dos alunos. In: Ribeiro, M. J. L. (Org.). Educação Especial e Inclusiva: teoria e prática sobre o atendimento à pessoa com necessidades especiais (pp. 175-196). Maringá, Eduem.
Gonzalez, N. R., Leonardo, N. S. T. & Leal, Z. F. R. G. (2012). O desenvolvimento da memória e sua relação com o processo de humanização: um estudo sobre a deficiência intelectual a partir da Psicologia Histórico-Cultural. In: Ribeiro, M. J. L. (Org.). Educação Especial e Inclusiva: teoria e prática sobre o atendimento à pessoa com necessidades especiais (pp. 85-99). Maringá, Eduem.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (2019). Sinopse estatística da educação básica 2018. Brasília: Inep. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica
Johnson, L. F. & Yaegashi, S. F. R. (2021). A deficiência intelectual e a identificação de necessidades educacionais especiais: uma revisão. Anais do XI congresso Nacional de Educação (pp. 3773-3783). PUC, Curitiba, PR.
Leontiev, A. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. 1ª ed. São Paulo, Moraes.
Melo, H. A. (2016). Mediação como estratégia no atendimento educacional especializado a aluno com deficiência intelectual: contribuições da abordagem Histórico-Cultural. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Melo, L. V. (2018). Deficiência intelectual e mediação docente: concepções e práticas no atendimento educacional especializado (AEE). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal De Campina Grande, Campina Grande, PB.
Moura, M. O. & Araújo, E. S. A atividade orientadora de ensino como mediação. In: Beatón, G. A., Souza, M. P. R., Barroco, S. M. S. & Brasileira, S. A. (Org.). Temas escolhidos na Psicologia Histórico-Cultural: interfaces Brasil-Cuba (v. II, pp. 193-214.) Maringá, Eduem.
Pessoa, L. N. F. (2018). Dinâmica avaliativa para identificação de deficiência em crianças da educação infantil: um estudo na rede pública municipal de ensino de Belém-PA. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Pará, Belém.
Saviani, D. (2014). O conceito dialético de mediação na Pedagogia Histórico-Crítica em intermediação com a Psicologia Histórico-Cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 7, n. 1, p. 26-43, dez. 2014). Salvador. Recuperado de https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12463
Shuare, M. (2017). A psicologia soviética: meu olhar. São Paulo: Terracota Editora.
Silva, C. M. (2016) Deficiência Intelectual no Brasil: uma análise relativa a um conceito e aos processos de escolarização. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Tuleski, S. C. (2011). A relação entre texto e contexto na obra de Luria: apontamentos para uma leitura marxista. Maringá, EDUEM.
Tuleski, S. C. (2018). Luria e uma nova proposta para conceber o desenvolvimento humano. In: Beatón, G. A., Souza, M. P. R., Barroco, S. M. S. & Brasileira, S. A. (Org.). Temas escolhidos na Psicologia Histórico-Cultural: interfaces Brasil-Cuba (v. II, pp. 125-146.) Maringá, Eduem.
Veltrone, A. A. (2011). Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual no Estado de São Paulo: identificação e caracterização. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
Vieira, M. M. F. & Zouain, D. M. (2005). Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro, Editora FGV.
Vigotski, L. S. (1997). Obras escogidas V – Fundamentos de Defectologia. Madrid, Visor.
Publicado
2023-04-02
Como Citar
Johnson, L. F., Yaegashi, S. F. R., Souza, S. de, & Silva, T. A. da. (2023). A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. Imagens Da Educação , 13(1), 77-97. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i1.64028
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores