ATENÇÃO À DIVERSIDADE
UMA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA COM ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
Este artigo apresenta a investigação sobre as práticas acadêmicas vivenciadas por dois alunos com deficiência visual e por seus professores e monitores, em uma universidade privada da cidade de Cali (Colômbia). Num primeiro momento, confronta-se a realidade de praticar a inclusão no que diz respeito ao desejo ou dever a ser suscitado pelas políticas da instituição; posteriormente, são coletados os achados das entrevistas com professores, colegas, monitores, diretores de carreira e os alunos que são protagonistas deste estudo para ter múltiplas visões da situação vivenciada. Em seguida, passamos à análise dos resultados. Assim, as tensões aparecem sob diversos ângulos: nas relações aluno-professor-conteúdo, no uso e gestão do tempo antes, durante e depois das aulas tanto por professores quanto por alunos, nas relações interpessoais e na localização no espaço da sala de aula. Somam-se a isso também as oportunidades de experimentar, aproximar-se do outro, desenvolver a sensibilidade, propor e dar voz a todos os atores dessa experiência. Por fim, são compartilhadas considerações para continuar abordando e celebrando a diversidade nas salas de aula universitárias.
Downloads
Metrics
Referências
Coll, C., & Solé, I. (2002). Enseñar y aprender en el contexto del aula. In Desarrollo psicológico y educación 2. Psicología de la educación escolar (pp. 357 - 386). Alianza. Recuperado de: https://www.academia.edu/43352606/Desarrollo_psicol%C3%B3gico_y_educaci%C3%B3n_2_Psicolog%C3%ADa_de_la_educaci%C3%B3n
Colomina, R., Onrubia, J., & Rochera, M. J. (2001). Interactividad, mecanismos de influencia educativa y construcción del conocimiento en el aula. In Desarrollo Psicológico y Educación 2. Psicología de la educación escolar (pp. 437 - 458). Alianza.
García Cabrero, B., Loredo Enríquez, J., & Carranza Peña, G. (2008). Análisis de la práctica educativa de los docentes: pensamiento, interacción y reflexión. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 1-15. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/155/15511127006.pdf
Gómez López, L. F. (2008, julio - septiembre). Los determinantes de la práctica educativa. Universidades, (38), 29-39. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/373/37303804.pdf
Guber, R. (1991). El salvaje metropolitano. Legasa.
Jones, C. O. (1970). An introduction to the study of Public Policy. Duxbury press.
Ministerio de Educación Nacional. (2013). Lineamientos de política de educación superior inclusiva. Dirección de Fomento para la Educación Superior.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, UNESCO. (2008). La educación inclusiva: el camino hacia el futuro. UNESCO. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000162787_spa
Peirano, M. (1995). A favor da etnografía. Dumará Distribuidora de Puclicacoes Ltda. Recuperado de: http://www.marizapeirano.com.br/livros/a_favor_da_etnografia.pdf
Piña Osorio, J. M. (1998). Vida cotidiana escolar. Tradiciones y prácticas académicas. Universidad Nacional Autónoma de México.
Senn, A. (2000). Desarrollo y libertad. Planeta.
Universidad Icesi. (n.d.). La Universidad Icesi a Otro Nivel. Universidad Icesi. Retrieved September 28, 2022. Recuperado de: https://www.icesi.edu.co/launiversidad/
Universidad Icesi. Dirección Académica. Escuela de Ciencias de la Educación. (2017). Proyecto Educativo Institucional. Universidad Icesi. Recuperado de: https://es.calameo.com/read/000021490b305a81151f7
Universidad Icesi. Junta Directiva. (2020, septiembre 22). Resolución No 81. "Por la cual se aprueba la Política de Educación Inclusiva de la Universidad Icesi". Recuperado de: https://www.icesi.edu.co/images/La_universidad/estautos_reglamentos/No_81-POLITICA_EDUCACION_INCLUSIVA.pdf
Zabala Vidiella, A. (2000). La práctica educativa. Cómo enseñar. Grao.
Copyright (c) 2023 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).