EXPERIMENTAÇÕES CURRICULARES ENTRE VIDAS E DESEJOS REVOLUCIONÁRIOS

O ATREVIMENTO DE SINGULARIZAR

Palavras-chave: currículos; singularização; revolução molecular; culturas.

Resumo

Para Guattari, uma das principais características de produção na sociedade capitalística é a tentativa de bloquear processos de singularização e instaurar processos de individualização a partir de dois dispositivos: a sujeição social e a servidão maquínica. No entanto, é possível desenvolver modos singulares de subjetivação, que afirmem outras sensibilidades, outras relações com o outro, outros movimentos de criação. Em movimentos de afirmação da vida, este texto apresenta a possibilidade de criação de virtualidades existenciais mutantes para fazer engendrar experimentações curriculares que se afirmam entre vidas e desejos maquínicos. A despeito dos dois domínios da subjetividade, como se confirma o processo de experimentação e de criação curricular? Como podemos criar possíveis no campo curricular que instaurem o atrevimento de singularizar via revoluções moleculares? O artigo utiliza a cartografia, seguindo as linhas imanentes das redes de conversação, baseada em práticas educativas e pensamentos não dogmáticos para a formação de professores, usando os signos artísticos do cinema, da literatura, da fotografia etc. É preciso experimentar — por entre máquinas revolucionárias éticas, estéticas e políticas — o atrevimento de singularizar em agenciamentos para efetuar outros currículos com modos de pensar e inventar culturas, vidas, mundos e política.

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Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Departamento de Teorias e Práticas de Ensino, do Mestrado Profissional em Educação e do Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação (UFES).

Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Departamento de Teorias e Práticas Educacionais, do Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado
2023-09-23
Como Citar
Carvalho, J. M., Silva, S. K. da, & Delboni, T. M. Z. G. F. (2023). EXPERIMENTAÇÕES CURRICULARES ENTRE VIDAS E DESEJOS REVOLUCIONÁRIOS. Imagens Da Educação , 13(3), 92-110. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i3.65615