EXPERIMENTAÇÕES CURRICULARES ENTRE VIDAS E DESEJOS REVOLUCIONÁRIOS
O ATREVIMENTO DE SINGULARIZAR
Resumo
Para Guattari, uma das principais características de produção na sociedade capitalística é a tentativa de bloquear processos de singularização e instaurar processos de individualização a partir de dois dispositivos: a sujeição social e a servidão maquínica. No entanto, é possível desenvolver modos singulares de subjetivação, que afirmem outras sensibilidades, outras relações com o outro, outros movimentos de criação. Em movimentos de afirmação da vida, este texto apresenta a possibilidade de criação de virtualidades existenciais mutantes para fazer engendrar experimentações curriculares que se afirmam entre vidas e desejos maquínicos. A despeito dos dois domínios da subjetividade, como se confirma o processo de experimentação e de criação curricular? Como podemos criar possíveis no campo curricular que instaurem o atrevimento de singularizar via revoluções moleculares? O artigo utiliza a cartografia, seguindo as linhas imanentes das redes de conversação, baseada em práticas educativas e pensamentos não dogmáticos para a formação de professores, usando os signos artísticos do cinema, da literatura, da fotografia etc. É preciso experimentar — por entre máquinas revolucionárias éticas, estéticas e políticas — o atrevimento de singularizar em agenciamentos para efetuar outros currículos com modos de pensar e inventar culturas, vidas, mundos e política.
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Referências
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